Clientes da Unimed-Rio serão absorvidos pela Unimed Ferj a partir de abril

De acordo com a ANS, a rede de atendimento será mantida aos mais de 485 mil clientes da operadora. Foto: divulgação

Clientes da Unimed-Rio serão absorvidos pela Unimed Ferj a partir de abril

A Unimed-Rio vai transferir todos os seus beneficiários para a Unimed do Estado do Rio de Janeiro (Unimed Ferj) a partir de abril. De acordo com dados oficiais da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Unimed-Rio tem atualmente 452.598 usuários em planos de assistência médica e 33.150 clientes em planos odontológicos.

Não haverá alterações de preço, produtos, rede e carências com a transferência dos clientes. Os médicos (são cerca de quatro mil cooperados) também vão continuar com as mesmas condições atuais da Unimed Rio.

A decisão da transferência dos clientes foi decidida na manhã desta terça-feira em reunião feita pela diretoria colegiada do órgão regulador, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Unimed do Brasil, Central Nacional Unimed, além da Unimed-Rio e Unimed Ferj.

A Unimed-Rio estava sob direção fiscal e técnica da ANS desde 2015. Segundo a ANS, a Unimed-Rio continuará suas atividades como prestadora de serviços de saúde, deixando de atuar como operadora de plano de saúde. “A ANS ressalta que a realização da transferência de carteira não poderá acarretar qualquer prejuízo à assistência dos beneficiários”, informou a agência em nota.

Na reunião, ficou acordado que a Unimed Ferj vai manter a rede da Unimed-Rio, com a contração de todos os serviços operacionais da Unimed-Rio para suportar a fase de transição de transferência de carteira ao longo de 2024.

Além disso, a Unimed Ferj vai arrendar o hospital e os prontos atendimentos da Unimed-Rio, assumindo autonomia sobre a gestão, o dimensionamento estrutural e o direcionamento assistencial de todo equipamento arrendado.

A Unimed Ferj também ficará responsável pela dívida assistencial da Unimed-Rio com laboratórios e clínicas. Segundo fontes, isso vai permitir o reequilíbrio de saúde no Rio de Janeiro.

Com informações Studio B

Por Ultima Hora em 07/03/2024
Aguarde..