Exclusivo: Ministério Público Federal abre caminho para reativação do antigo aeródromo de Nova Iguaçu

Com o parecer do Ministério Público Federal da 2° Região o hospital modular instalado irregularmente na cabeceira da pista do aeródromo deverá ser removido para outro local

Exclusivo: Ministério Público Federal abre caminho para reativação do antigo aeródromo de Nova Iguaçu

Em uma vitória histórica para a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social da Baixada Fluminense (ADESBF), o Ministério Público Federal da 2ª Região deu parecer favorável a reivindicação da ADESBF Associação de Desenvolvimento Econômico e Social da Baixada Fluminense em face da área do antigo aeródromo de Nova Iguaçu. A decisão, que reconhece a importância do local para o desenvolvimento da região, coloca fim à ocupação irregular por um hospital modular e abre caminho para a reativação do aeródromo, fechado desde 2016.

A luta da ADESBF pela reativação do aeródromo:

A ADESBF vem travando uma batalha judicial contra a União Federal e o Estado do Rio de Janeiro desde 2017, buscando a reativação do aeródromo. A decisão do Tribunal Regional Federal representa um passo crucial nesse processo, reconhecendo a necessidade de garantir a segurança do terreno e seu entorno, além de determinar a reintegração de posse da área.

Benefícios da reativação do aeródromo para Nova Iguaçu e região:

A reativação do aeródromo de Nova Iguaçu trará diversos benefícios para a cidade e toda a região da Baixada Fluminense, como:

Crescimento econômico: A reativação do aeródromo poderá gerar milhares de novos empregos, impulsionar o turismo e o comércio local, além de atrair investimentos para a região.

Melhorias na infraestrutura: A reativação do aeródromo trará consigo investimentos em infraestrutura, como a construção de novas vias de acesso, hotéis e outros serviços, beneficiando toda a população local.

Desenvolvimento social: A reativação do aeródromo poderá oferecer novas oportunidades de lazer e cultura para a população, além de contribuir para a qualificação profissional dos jovens da região.

Fim da ocupação irregular e futuro do hospital modular:

Com o parecer do Ministério Público Federal da 2° Região o hospital modular instalado irregularmente na cabeceira da pista do aeródromo deverá ser removido para outro local. A ADESBF, em conjunto com as autoridades competentes, está buscando soluções para garantir a continuidade dos serviços de saúde prestados pelo hospital, sem comprometer a segurança da população e o futuro do aeródromo.

Próximos passos:

Com a decisão judicial favorável, a ADESBF, em conjunto com as autoridades competentes, trabalhará para:

Implementar as medidas de segurança emergenciais: A instalação de muro de proteção, placas de identificação, vigilância 24 horas e outras medidas de segurança serão tomadas para garantir a segurança do terreno e seu entorno.

Elaborar um plano de reativação do aeródromo: Um plano detalhado será elaborado para a reativação do aeródromo, incluindo a revitalização da pista, a construção de novos hangares e a modernização da infraestrutura do local.

Buscar parcerias com o setor privado: A ADESBF buscará parcerias com empresas privadas para viabilizar a reativação do aeródromo e garantir sua sustentabilidade a longo prazo.

A reativação do antigo aeródromo de Nova Iguaçu representa um marco histórico para a cidade e toda a Baixada Fluminense. A decisão judicial abre caminho para a concretização desse sonho, que trará benefícios socioeconômicos para toda a região. A ADESBF, em conjunto com as autoridades competentes, se compromete a trabalhar de forma diligente para que o aeródromo de Nova Iguaçu volte a ser um polo de desenvolvimento e progresso para a região.

Por: Arinos Monge.

 

Por Ultima Hora em 27/03/2024
Aguarde..