Faltava a Venezuela; não falta mais

Faltava a Venezuela; não falta mais

 

Relações retomadas

A chuva passou e Nicolas Maduro, presidente da Venezuela, chegou ao Brasil nesta segunda-feira, 29, oito anos após sua última visita ao país e depois de quatro anos "suspenso" pelo então presidente Bolsonaro (PL). A vinda do venezuelano alegrou Lula e está sendo a cereja do bolo da oposição e bolsonaristas.

Momento histórico

Assim definiu Lula o encontro entre os pares. O brasileiro chegou a afirmar que a Venezuela é "vítima de narrativas" que apontam que o país é uma ditadura e atenta contra a democracia.

O Brasil é uma democracia

Desde quando o país vizinho ainda era governado por um carismático Hugo Chávez que a Venezuela flerta com o autoritarismo e uma ditadura disfarçada de paternalista. Após a ascensão de Maduro, a situação piorou de tal forma gerando uma crise humanitária e um êxodo internacional. Dados oficiais apontam que entre janeiro de 2017 e agosto de 2020 entraram no Brasil quase 610 mil venezuelanos.

Antigestão

É verdade que a Venezuela é um país rico, com potencialidades minerais, uma geografia favorável e, na época de Hugo Chávez, possuía um sistema de saúde de dar inveja a qualquer outro país sul-americano. É verdade também que o embargo econômico americano e a especulação empresarial ajudaram o país a entrar em crise, mas a falta de uma política de governança e sem uma presença forte do Estado, também.

'Descondenado'

Eduardo Cunha (MDB-RJ), ex-deputado federal e ex-presidente da Câmara dos Deputados, teve uma pena anulada, no âmbito da Lava Jato, pela Segunda Turma do STF. O colegiado entendeu que a Justiça Federal do Paraná não tinha competência para julgar a ação. Ele havia sido condenado a 15 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Na pauta

A polêmica em torno da exploração petrolífera na Foz do Amazonas, no Amapá, está longe de ser encerrada e vai ser tema de debate na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira, 31. O assunto tem contribuído para o desgaste da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o embate entre ela e aliados do governo federal.

Entrave

Embora a cúpula do GT da reforma tributária esteja bastante otimista com a finalização do relatório para que vá ao plenário, nos bastidores não é bem assim e o ponto de conflito chama-se incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus. Ainda não há uma proposta concreta para proteger este modelo econômico no âmbito da revisão tributária do país.

Pressão 

Cerca de mil prefeitos do país estarão em Brasília nesta terça-feira, 30, numa convocação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), para pressionar autoridades, sobretudo a Câmara dos Deputados, na busca de mais recursos para garantirem, nos orçamentos municipais, o pagamento do reajuste do piso salarial da enfermagem. O grupo defende a aprovação da PEC 25/2022, que aumenta em 1,5% o repasse do FPM e, dessa forma equilibrar as contas municipais.

Novos dados

O Ministério da Justiça lança, amanhã, uma nova validade de Dados Estatísticos do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, que vai aumentar de nove para 28 o número de indicadores de violência.

Por Coluna Valéria Costa em 29/05/2023
Aguarde..