Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Aposta ousada que se tornou um grande sucesso, o show Ginga Tropical está de cara nova. O espetáculo, que há quase doze anos está em cartaz retratando o que há de melhor dos ritmos e do folclore brasileiro, estreia sua nova temporada no dia 12 de novembro, no Teatro Fashion Mall.
O show, que é exibido terças, quintas e sábados, é o resultado das pesquisas de Rose Oliveira, empreendedora cultural que não apenas idealizou a apresentação, mas também é a responsável pelo roteiro e direção do projeto. Mulher preta, apaixonada pela cultura brasileira, ela vê o Ginga Tropical como um grande retrato do Brasil, em toda a sua essência.
“Ao longo desses 11 anos, o Ginga foi se tornando um case de sucesso, não só para mim, como para todos os que estão envolvidos no projeto. Ele, de fato, foi o combustível que me manteve de pé diante de tantas adversidades, e elas não foram poucas. Esse ‘filho’ é resultado de um estudo profundo, de uma pesquisa de roteiro pautada em Darcy Ribeiro, na formação do povo brasileiro e da nossa riqueza cultural. Mais do que isso, somamos toda a minha vivência de anos viajando pelo mundo, assistindo espetáculos culturais, para montar um show que marcasse a memória afetiva de quem o visse. Talvez sejam esses os ingredientes que fazem com que ele esteja há tanto tempo em cartaz”, diz Rose, que atuou como comissária de voos internacionais, por décadas.
Nesta nova temporada, o Ginga Tropical faz uma viagem aos ritmos brasileiros. A interatividade com o público, marca registrada do show, é conduzida pelos 24 bailarinos coreografados por Jeane Pernambuco e Paulo Cristo e pelos 10 músicos que apresentam, ao vivo, a trilha sonora da apresentação de 80 minutos.
“Nossa proposta é fazer com que o público participe de forma espontânea porque o nosso corpo dança de forma natural. Durante o show, a gente passa pela formação do povo brasileiro e mostra todo esse legado que herdamos dos africanos, indígenas e europeus que habitaram as diferentes regiões do país. Essa miscelânea cultural, forjou a nossa diversidade. Isso é o Brasil”, conta Rose.
Residente do Teatro Fashion Mall desde 2022, o Ginga Tropical tem direção musical do maestro Jorge Cardoso. Os ingressos podem ser adquiridos de forma online ou diretamente na bilheteria do teatro, com valores a partir de R$140. A classificação etária é livre.
O Teatro Fashion Mall fica na Estrada da Gávea, 899, São Conrado. informações pelo telefone (21) 99857-8677
Sobre Rose Oliveira
Carioca, nascida e criada no subúrbio, Rose Oliveira é herdeira da educação e da arte. Ainda criança foi estimulada a amar a dança e a música por influência dos pais e, desde jovem, a empreendedora cultural foi exposta aos desafios e encorajada a superá-los. Incentivada pelos mais velhos, que sempre colocaram a educação como prioridade, Rose aprendeu idiomas e, por meio deles, conquistou algo impensável para uma mulher preta, considerada fora dos padrões para a atividade de comissária de bordo: atuar em voos internacionais, operando nas classes executivas.
Aproveitou a experiência para aprender, alimentar-se de cultura; abriu portas para outras mulheres pretas ingressarem na área, combatendo o racismo com a cabeça erguida e com conhecimento.
Da mesma forma que conquistou conhecimento e posicionamento profissional, viu-se sozinha quando, durante uma forte crise econômica atingiu as empresas aéreas, levando-a à demissão junto a outros colegas de profissão. Reinventou-se e voltou para a sala de aula para estudar Gestão de projetos de Entretenimento na FGV. Sem ter a vivência do mercado, mas inteligente e sagaz, montou o Ginga Tropical, pautada nas experiências vividas como consumidora de cultura, espectadora de centenas de espetáculos internacionais e, antes de mais nada, mulher preta brasileira, cujo corpo sempre foi o cartão postal do país.
O trabalho de conclusão de curso tornou-se o grande motivador da transformação da comissária de bordo em empreendedora. Viajou pelo Brasil para encontrar o elenco que, ao longo de quase doze anos, sofreu modificações sem deixar a essência da diversidade. Indígenas, nordestinos e sambistas cariocas são os grandes protagonistas de um show que tem as caras do Brasil.
Retrato da perseverança e da resistência, Rose Oliveira mostra que é possível nascer após os 50 anos. Do sonho escrito e apresentado na formação do curso, obstáculos não faltaram, entre eles, a falta de dinheiro, de um lugar próprio para ensaiar e um câncer de mama. “O medo não faz parte do meu vocabulário, o desafio me estimula e o Ginga é o que me move. Durante as minhas viagens, eu fui percebendo que a gente fala a mesma língua, mas, por muitas vezes, não conseguimos nos representar e o Ginga nasceu dessa necessidade de mostrar que o Brasil é rico, diverso e nada vulgar”, diz ela.
A cada passo dado, a celebração. Além de um show repaginado, o Ginga Tropical também ganhou uma “casa”, um Centro Cultural no Centro do Rio de Janeiro, onde Rose promove oficinas de dança, rodas de conversas sobre empreendedorismo feminino, cultura e educação antirracista. O espaço faz parte do projeto Reviver Centro, e oferece também a oportunidade para que outros empreendedores possam estruturar seus projetos.
Fotos: Pino Gomes
Credenciamento Imprensa: https://forms.gle/M6Rk5gDcBUvk3QEZ7
Serviço: Ginga Tropical nova temporada
Data: a partir de 12 de novembro
horário: 21h30
Apresentações: terças, quintas e sábados
Local: Teatro Fashion Mall ( Estrada da Gávea, 899 - São Conrado)
Classificação: Livre
Duração: 80 minutos
Valor: a partir de R$140
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/88604/d/282349/s/1930573
informações : (21) 99857-8677
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!