Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
DA REDAÇÃO - Em entrevista publicada neste sábado (14) no jornal Folha de Pernambuco, o ex-presidente Lula, que lidera todas as pesquisas para presidente em 2022, desnudou, segundo a sua visão, as intenções, ações e índole do atual presidente da República Jair Bolsonaro (Sem partido) que desde que assumiu o governo estressa todas as instituições que compõem a República e coloca em xeque nossa incipiente democracia.
Questionado sobre como via a mais recente crise institucional entre o presidente Jair Bolsonaro e ministros do STF e se acreditava na possibilidade de uma ruptura institucional nas próximas eleições, Lula foi direto.
“Eu não acredito que há espaço para uma ruptura institucional. O Bolsonaro é um acidente de percurso na nossa democracia. Ele não tem noção, vocação, equilíbrio ou capacidade de ser presidente da República”, disse para prosseguir com a verve afiada.
“É um sujeito que passa o dia inteiro espalhando mentiras. Ele é a própria crise institucional. Mas ele vai passar. O Bolsonaro não será derrotado por um partido ou um outro candidato. Será derrotado pelo povo brasileiro, que vai corrigir esse acidente, sentenciou.
Sobre as ameaças de que não haverá eleição se não houver voto impresso o ex-presidente foi incisivo e cirúrgico ao traçar uma radiografia não apenas de Bolsonaro, mas também de seu governo e da situação que o Brasil se encontra.
“O Bolsonaro é covarde, ele só inventou isso porque sabe que não tem como ganhar as eleições depois do desastre que é seu governo para o povo brasileiro. Ele foi o pior presidente do mundo no enfrentamento da Covid-19. O Brasil tem 2.7% da população do mundo e 13% das mortes por Covid-19, quatro vezes mais que a média mundial. Atrasou a compra de vacinas que poderiam ter salvado vidas, espalhou mentiras sobre remédios que não funcionam, atrapalhou prefeitos e governadores, deu mau exemplo o tempo todo, afirmou.
E continuou. “Ele está destruindo a cultura brasileira, a ciência brasileira, não apoia a agricultura familiar. A Petrobrás está fechando ou vendendo toda a sua presença no Nordeste. A imagem do Brasil no exterior está no fundo do poço.”
Ao final da entrevista, o ex-presidente fez seu diagnóstico de forma crua sobre a “bandeira do voto impresso” defendida por Bolsonaro.
“Ao invés de governar e cuidar do povo brasileiro, ele inventou essa bobagem de voto impresso. Há 20 anos que tem eleição no Brasil para todos os cargos pela urna eletrônica. Os mesários imprimem o resultado de cada sala, todo mundo fiscaliza. Ele elegeu os filhos todos na urna eletrônica, não? Agora, que ele vai perder, resolveram inventar isso. Ele vive de mentira em mentira, enquanto o povo brasileiro luta para colocar comida na mesa, concluiu. (Foto: Ricardo Stuckert)
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!