Petrobras reduz preço do diesel em 4,6%, mas impacto final depende das distribuidoras

Petrobras reduz preço do diesel em 4,6%, mas impacto final depende das distribuidoras

A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira (31), uma redução de 4,6% no preço do diesel nas refinarias. A medida entra em vigor a partir desta terça-feira (1º), mas o reflexo no valor pago pelos consumidores ainda depende das distribuidoras, segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis, Vicente Sant’anna Neto.

De acordo com Neto, os postos de combustíveis compram o produto diretamente das distribuidoras, e não da Petrobras. Além disso, há um fator adicional a ser considerado: o diesel comercializado nos postos é composto por 86% de diesel A, que sofrerá a redução de preço, e 14% de biodiesel, o que influencia no cálculo do valor final. Esse repasse deve ocorrer ao longo do dia, mas pode variar conforme a política de cada distribuidora.

Primeira redução desde dezembro de 2023

Essa é a primeira queda nos preços do diesel desde dezembro de 2023. No entanto, a diminuição ainda não compensa o aumento de R$ 0,22 por litro anunciado pela Petrobras em janeiro deste ano. Desde dezembro de 2022, a estatal registrou uma redução acumulada de 20,9% no preço do combustível nas distribuidoras. Ainda assim, a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) apontava que o valor praticado pela Petrobras estava R$ 0,08 acima da paridade internacional.

Impacto econômico

O diesel é essencial para o transporte de cargas e passageiros no Brasil, sendo amplamente utilizado em caminhões, máquinas agrícolas, veículos de mineração, geradores de energia e equipamentos industriais. Como a maior parte dos produtos no país é transportada por rodovias, uma eventual redução no preço do diesel pode ter efeitos indiretos na inflação, especialmente no custo dos alimentos e demais mercadorias.

Apesar da queda anunciada, a extensão do impacto no mercado consumidor dependerá de como as distribuidoras irão repassar a redução para os postos, o que deve ser observado nos próximos dias.

 

Fonte: NSC Total

Por Ultima Hora em 01/04/2025
Aguarde..