Prefeito de Campos apresenta projeto para restauração de Arquivo Público na Alerj

Presidente da Alerj, Andr

Prefeito de Campos apresenta projeto para restauração de Arquivo Público na Alerj

Principal equipamento cultural de Campos, o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, instalado no Solar do Colégio, na Baixada Campista, foi tema do encontro do prefeito Wladimir Garotinho com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano, nesta quarta-feira (10). Wladimir apresentou as plantas e a planilha de custo orçamentário do projeto de restauração do prédio histórico do século XVII. Participaram da reunião o deputado estadual Bruno Dauaire e o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Raul Palacio. 

 

“O presidente reafirmou o compromisso de direcionar os R$ 20 milhões da sobra do duodécimo da Alerj para a Uenf executar o projeto. O objetivo é repassar integralmente os recursos ainda este ano ou, caso não seja possível, 50% até o final de dezembro e 50% no ano que vem. Os recursos são para a restauração do prédio e também para restauração do acervo e digitalização dos documentos. O Arquivo Público, que hoje é considerado o equipamento histórico-cultural mais importante do interior do estado e o quinto em importância do Brasil, com o investimento se tornará o melhor e mais bem equipado da América Latina”, adiantou o prefeito de Campos.

 

Wladimir solicitou o apoio da Alerj no último dia 29, durante a apresentação do Fundo Soberano dos Royalties do Petróleo, na Uenf. Hoje, na Alerj, Ceciliano confirmou o investimento que chegou a anunciar na apresentação em Campos. Os recursos serão repassados diretamente à Uenf, que acompanhará a execução do projeto feito em parceria com a Sociedade Artística Brasileira (Sabra) e que já está sob análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

Para a coordenadora do Arquivo Público, Rafaela Machado, a restauração é um passo imprescindível para a consolidação de um trabalho que vem sendo realizado há 20 anos e que colocará o equipamento entre as melhores instituições de gestão documental municipal do país. “O apoio da Alerj e da Uenf neste processo é fundamental para que este projeto se concretize e ainda demonstra o reconhecimento da importância que o Arquivo e o Solar possuem. Destaco aqui a sensibilidade e preocupação do prefeito Wladimir na condução do processo e no entendimento da necessidade de investimento na reestruturação do espaço”.

 

A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Auxiliadora Freitas, também destacou a importância da obra. “É uma obra de extrema importância, que promoverá o restauro do prédio histórico e cultural e a digitalização do acervo que é de uma riqueza tão grande que atende pesquisadores e historiadores de outros estados e até países. Além disso, será feita a modernização do Arquivo com a inserção de novas tecnologias. Agradecemos ao presidente da Alerj pela parceria e parabenizamos o prefeito por um feito tão significativo para a cultura de Campos”.

 

História - Localizado na Rodovia Sérgio Vianna Barroso, em Tócos, na Baixada Campista, o Solar do Colégio foi construído pelos Jesuítas, no século XVII, sendo, na atualidade, o prédio mais antigo de Campos tombado pelo Iphan. Há 20 anos, a Prefeitura de Campos decidiu utilizar o solar, pertencente ao Governo do Estado, para a instalação do Arquivo Público Municipal, por meio de parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), supervisionada pelo Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ). O equipamento é integrado ao Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).

 

Por Ultima Hora em 10/11/2021
Aguarde..