Prefeitura lança programa Seac em rede para qualificar líderes comunitários em favelas e comunidades e incentivar o desenvolvimento sustentável

Iniciativa de cunho educativo promoverá cursos, palestras, debates e rodas de conversa

Prefeitura lança programa Seac em rede para qualificar líderes comunitários em favelas e comunidades e incentivar o desenvolvimento sustentável

 A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária, lançou nesta terça-feira (30/01) o projeto Seac em Rede. A iniciativa, destinada a moradores de favelas e comunidades cariocas, é focada no desenvolvimento de lideranças comunitárias e tem o objetivo de qualificar esses representantes para atuar em seus territórios. Estão previstas ações educativas, como cursos livres, oficinas, debates, palestras e rodas de conversa, tendo como tema central a Gestão Comunitária, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos na Agenda 2030.

- O Seac em Rede é uma oportunidade de reforçar a importância do líder comunitário e fortalecer seu potencial. A formação e o engajamento desses gestores são estratégicos para atuação e avanços em seus territórios. Queremos incentivar o protagonismo e a multiplicação de saberes, visando ao aperfeiçoamento de políticas públicas qualificadas e à redução das desigualdades sociais -  afirmou o secretário de Ação Comunitária, Chiquinho Brazão.

Os conteúdos serão voltados para práticas que possam agregar habilidades e conhecimentos, buscando ampliar seus repertórios e capacitação. Os principais temas a serem trabalhados durante os encontros serão sustentabilidade, direito e cidadania, convivência social, combate a discriminações, regras de limpeza, estratégias de segurança, motivação, métodos de negociação, eventos, noções de contabilidade, primeiros socorros, risco e resiliência, mediação de conflitos e relações interpessoais. 

O trabalho neste primeiro dia foi conduzido por uma equipe interdisciplinar, que promoveu uma roda de conversa sobre o projeto e uma dinâmica de grupo com os temas “Hortas Comunitárias” e “Quintais Produtivos”, que tem o objetivo de possibilitar a geração de trabalho e renda e permitir a melhoria da alimentação das famílias. Participaram moradores de comunidades do entorno da Praça Seca e da comunidade da Rua Tirol, na Freguesia. Os encontros ocorreram na Vila Olímpica do Mato Alto e na Associação dos Moradores da Rua Tirol e Adjacências, ambas na Zona Oeste. 

A partir da próxima terça-feira, dia 06, serão iniciadas novas atividades com  moradores das duas comunidades que se inscreverem no projeto. Está  prevista uma aula semanal para cada turma, com duração de duas horas e meia, durante quatro semanais. Os participantes que cumprirem, no mínimo, 75% da carga horária nos cursos e oficinas terão direito a certificado.

O Seac-Rio em Rede será desenvolvido nas cinco áreas de planejamento (APs) da cidade.

 

Fonte: Rosani Abreu 

Por Ultima Hora em 31/01/2024
Aguarde..