Rio TV Câmara exibe reportagem especial sobre o projeto Reviver Cultural

Programação ainda conta com debate sobre a presença das mulheres no funk

Rio TV Câmara exibe reportagem especial sobre o projeto Reviver Cultural

Uma mudança está em curso na paisagem do Centro Histórico do Rio. Em breve, um casarão antigo, desocupado, na Travessa do Comércio, vai voltar a abrir as portas como uma galeria de arte, voltada para a fotografia. Na Rua do Rosário, outro imóvel fechado vai se tornar sede de um centro de capoeira. As intervenções, prioritariamente usando a arte, a cultura e o lazer, são parte de um projeto que pretende devolver vida a uma região que passou por um processo recente de esvaziamento, agravado principalmente pela pandemia de Covid-19. O Câmara Rio Reportagem Especial da próxima quarta-feira (03), exibido às 20h, vai mostrar como o programa Reviver Cultural deve revitalizar imóveis de ruas como a do Ouvidor, do Rosário e arredores.

De iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Econômico, em parceria com a Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), o programa Reviver Cultural já habilitou 84 projetos. Eles receberão um incentivo do poder público para ocupar espaços numa das regiões mais importantes da cidade. A ideia teve apoio e ajuda da Câmara do Rio, que aprovou medidas e mecanismos importantes para que pudesse sair do papel, como o Reviver Centro 1 e o Reviver Centro 2.

Toda a programação da Rio TV Câmara pode ser acompanhada ao vivo pelo Youtube (youtube.com/tvcamarario) ou pelo canal 10.3 da TV aberta. Confira outros destaques:
 

As mulheres no funk

Foi com duas das maiores expoentes do gênero musical que o Brasil obteve recordes recentes, alcançando a liderança do ranking de músicas mais executadas em plataformas de streaming globais. Mas até que o sucesso e o reconhecimento chegassem para mulheres que optaram pela carreira artística no funk foi preciso muita luta. É isso que uma das pioneiras do movimento, MC Cacau e uma representante da nova geração, Raíssa, contam no Câmara Rio Debate desta semana. Além delas, a jornalista, pesquisadora e curadora musical Michele Miranda também participa do bate-papo. Michele é autora de Funk Delas, livro que conta a história do funk por meio de uma perspectiva feminina. O programa vai ao ar na terça-feira (02), a partir das 20h.

Vagner Datrino é o convidado do Câmara Rio Entrevista 

Todo carioca já ouviu a frase “Gentileza gera gentileza”. Ela e quem a criou são o mote da conversa que o apresentador Sergio Costa teve com o dentista Vagner Datrino. Datrino é neto do poeta Gentileza, um andarilho que carregava mensagens de paz por onde passava e que se tornou conhecido pelas inscrições que pintou nas pilastras do Viaduto do Gasômetro, na Zona Portuária do Rio. Bem por isso, o maior terminal intermodal, recém-inaugurado na cidade, recebeu o nome dele. Vagner é o responsável por manter viva a mensagem do avô e de dar continuidade ao trabalho de educação para a paz. Desde 2011, ministra palestras em escolas públicas espalhando o projeto educacional para crianças e jovens. O Câmara Rio Entrevista é na quinta-feira (04), às 20h.

Um rolezinho pelo Morro da Providência

Primeira favela do Brasil, o Morro da Providência guarda muitas histórias, além de mirantes com vistas privilegiadas para regiões da cidade. De lá, é possível observar as mudanças na Zona Portuária e o vai e vem frenético do entorno da Central do Brasil. Num passeio até a comunidade, a equipe do Rolezinho Carioca revela dezenas de atrações que são encontradas pelo caminho. Da casa onde Machado de Assis teria nascido ao Bar da Jura, restaurante de comida caseira que chama a atenção de inúmeros turistas, anônimos e famosos.

O programa vai também até a Mangueira e visita o Museu do Samba. Aberto inicialmente como tributo a Cartola, hoje ele abriga exposições e faz homenagens e referência aos artistas que levaram e levam o gênero musical a ocupar destaque no cenário brasileiro e mundial. O Rolezinho Carioca será exibido na sexta-feira (05), às 20h.
 

‘Andança’ pela Lagoa

Na segunda-feira (01), às 20h, o público poderá conferir o passeio feito pelas equipes de reportagem da Rio TV Câmara pela região da Lagoa Rodrigo de Freitas. O programa O Meu Lugar traz depoimentos de gente apaixonada pelo bairro, como o músico paraense Edmundo Souto. Morador da área, ele é o compositor de Andança, clássico da música brasileira e sucesso na voz de Beth Carvalho. Entre outras histórias, o artista conta como a canção nasceu. Vamos rever as paisagens vistas pelos que percorrem a ciclovia, que circunda o espelho d’água, palco de competições olímpicas. E também observar a Lagoa de outro ângulo. Um sobrevoo com drones mostra que ela tem o formato de um coraçã

 

Por Ultima Hora em 28/03/2024
Aguarde..