Sete curiosidades sobre a UFRJ que vocês irão se surpreender

Sete curiosidades sobre a UFRJ que vocês irão se surpreender

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) completou 100 anos. A UFRJ é a Primeira instituição oficial de ensino superior do Brasil. Reuni algumas curiosidades sobre essa universidade tão importante para o Brasil.

1) Reconhecimento - Em 2015 o QS World University Rankings classificou a UFRJ como a melhor universidade federal brasileira, bem como a terceira melhor universidade do país, a quinta entre as instituições da América Latina e a 25ª melhor instituição universitária dos BRICS e de outros países em desenvolvimento. O Ranking Universitário da Folha de S.Paulo de 2016 também a classificou como a melhor universidade brasileira e como a melhor federal do país.

 

2) Cursos para todos os gostos e "braços" em todos os cantos - São 179 cursos de graduação e 345 de pós-graduação, compreende e mantém sete museus, com destaque para o Palácio de São Cristóvão, nove unidades hospitalares, uma editora, centenas de laboratórios e 43 bibliotecas.

 

3) Espalhada pela cidade e pelo estado - A universidade está localizada principalmente na cidade do Rio de Janeiro, com atuação em outros dez municípios; incluindo quatro campi físicos nas cidades de Angra dos Reis, Duque de Caxias, Itaperuna e Macaé. 

Seus principais campi são o histórico campus da Praia Vermelha e a Cidade Universitária, que abriga o Parque Tecnológico do Rio – um complexo de desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. Há também diversas unidades isoladas na capital fluminense: a Escola Superior de Música, a Faculdade Nacional de Direito, o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e o Instituto de História.

 

4) Mais populosa que muitas cidades - Atualmente a UFRJ conta com cerca de 9 mil funcionários técnico-administrativos - Esse número é superior ao da população de quatro cidades fluminenses - Macuco, São José de Ubá, Laje do Muriaé e Comendador Levy Gasparian.

Além dos funcionários, temos 4,2 mil professores e aproximadamente 67 mil alunos. Se somarmos todos que formam a UFRJ chegamos a quantia expressiva de mais de 80 mil pessoas. Ou seja, se a universidade fosse uma cidade, ela teria a 34ª maior população do estado, superando municípios como Valença, Guapimirim, Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu.

 

5) Ilha do Fundão - A principal estrutura da UFRJ está na Cidade Universitária e possui 5.238 m², localizada na Ilha do Fundão, no bairro da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Apenas esse campus corresponde a cerca de 1/4 do tamanho da cidade Nilópolis.

 

Campus da Ilha do Fundão

Campus da Praia Vermelha

 

6) Estudantes famosos - Por ser uma instituição tão importante e centenária, a UFRJ já formou diversos notáveis profissionais, como os médicos Carlos Chagas, Osvaldo Cruz, Vital Brazil e Enéas Carneiro (o que também foi político; o arquiteto Oscar Niemeyer; o paisagista Roberto Burle Marx; os engenheiros André Rebouças, Francisco Pereira Passos e Paulo de Frontin; os políticos Carlos Lacerda, Osvaldo Aranha e Moreira Franco; além de artistas como Ângela Leal, Ary Barroso, Ivan Lins, Mário Lago, Miguel Falabella, Vinícius de Moraes, Carlos Alberto de Nóbrega entre outros.

 

7) Parque tecnológico - A UFRJ também é encubadora de grandes empresas que desenvolvem suas pesquisas junto a instituição, entre as maiores empresas com centros de pesquisas no Parque Tecnológico da Ilha do Fundão estão a Ambev, DELL, Farmanguinhos, Halliburton, Petrobras, Schlumberger, Senai, Siemens, Superpesa, TechnipFMC, Tenaris e Vallourec, grande parte delas ligadas ao setor de óleo e gás.  

 

Parque Tecnológico da UFRJ

Parque Tecnológico da UFRJ

Por Ultima Hora em 08/08/2022
Aguarde..