Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Com aproximadamente 180 anos de história, o cooperativismo tem sido uma força transformadora desde sua criação. Originou-se em 1844, na cidade de Rochdale-Manchester, Inglaterra, com o intuito inicial de adquirir alimentos a preços melhores, mas logo se expandiu para um modelo de esportes benéfico para toda a sociedade. Hoje, o cooperativismo abrange mais de 150 países, englobando mais de 3 milhões de cooperativas e atendendo a mais de 1,2 bilhão de pessoas.
No cenário financeiro mundial, as cooperativas financeiras ganharam destaque e representam 10% do mercado financeiro global, de acordo com dados de 2021 do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu).
No Brasil, a história do cooperativismo financeiro começou em 1902, quando a primeira cooperativa financeira foi fundada em Nova Petrópolis (RS). As cooperativas cresceram e, em 1934, foi criada a Caixa de Crédito Cooperativo, que posteriormente se tornou o BNCC (Banco Nacional de Crédito Cooperativo), com o objetivo de apoiar e assistir a outras cooperativas. A regulamentação específica para as cooperativas só veio em 1971, com a Lei 5.764/71, instituindo a Política Nacional de Cooperativismo e estabelecendo o regime jurídico para o funcionamento dessas instituições.
Contudo, somente em 1988 as cooperativas foram oficialmente reconhecidas como instituições financeiras, conforme previsto no art. 92 da Constituição Federal.
Em 1995, um marco importante foi alcançado com a Resolução CMN n° 2.193, que permitiu a criação dos Bancos Cooperativos. Isso possibilitou a fundação do Bancoob, um banco de propriedade das cooperativas, cuja história se entrelaçou com o desenvolvimento do Sicoob.
A trajetória do Sicoob começou em 1996, quando 11 representantes de cooperativas centrais criaram o Bancoob. Essa iniciativa permitiu às cooperativas adquirirem autonomia operacional e desenvolverem seus próprios produtos e serviços, em consonância com os princípios cooperativistas. Em 2021, o Bancoob foi rebatizado como Banco Sicoob.
O Sicoob representa 352 cooperativas independentes, mantendo os princípios do cooperativismo em suas decisões, com foco nas necessidades de seus cooperados e comunidades.
Com um impacto positivo na sociedade, o cooperativismo financeiro do Sicoob oferece produtos e serviços financeiros com condições justas, promove a inclusão e a educação financeira, e impulsiona o desenvolvimento socioeconômico local.
Hoje, o Sicoob possui cerca de 6 milhões de cooperados e mais de 3.900 pontos de atendimento em 2.070 municípios brasileiros. Em 326 desses municípios, o Sicoob é a única instituição financeira presente, desejando oferecer soluções à população e movimentar a economia local.
Em 2021, o Sicoob concedeu bilhões em crédito para pessoas físicas e jurídicas, de forma significativa para o crescimento econômico do país.
A instituição acompanha a evolução digital, ampliando seus canais digitais para oferecer mais tecnologia, modernidade e facilidade aos seus cooperados. O aplicativo Sicoob é um exemplo disso, permitindo que os associados se conectem com sua cooperativa a qualquer hora e em qualquer lugar.
Ser um cooperado do Sicoob é simples e pode ser realizado 100% de forma digital, por meio do aplicativo. Com taxas justas e foco na comunidade, o Sicoob acredita na força das pessoas e de suas comunidades, oferecendo recursos para que todos cresçam juntos.
O Sicoob se destaca por sua atuação justa e inclusiva, vivendo vidas e apoiando o desenvolvimento de negócios diversos. Mais do que uma escolha financeira, ser um cooperado do Sicoob é acreditar no poder transformador do cooperativismo e na vocação das pessoas e suas comunidades.
Em um cenário de constante evolução, o cooperativismo financeiro continua impactando positivamente a vida de muitos indivíduos e empreendedores, com o Sicoob desempenhando um papel essencial nessa jornada cooperativa rumo a um futuro mais justo e inclusivo para todos.
Por: Arinos Monge.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!