Site do STF sai do ar após possível tentativa de ataque hacker

Segundo o STF, apenas dados públicos foram acessados, sem comprometimento com as informações sigilosas.

Site do STF sai do ar após possível tentativa de ataque hacker

O Supremo Tribunal Federal (STF), identificou na última quinta-feira (6), um acesso fora do padrão de robôs no portal do Supremo. Segundo o órgão, apenas dados públicos foram acessados, sem comprometimento com as informações sigilosas. Para garantir a segurança dos dados sigilosos, o STF decidiu retirar do ar seu site para usuários externos. 

Os acessos fora do padrão de robôs, são as quantidades de acessos registradas muito maiores do que as habitual, isso é, porque, é comum alguns escritórios de advocacias e empresas utilizarem de robôs para terem acesso a andamento de processos, essa atividade é licita. 

Em nota, o Supremo afirmou que uma equipe técnica trabalha para a retomada gradual dos serviços a partir dessa sexta-feira (7). Mas até a atualização dessa matéria, o site ainda continuava fora do ar. A Polícia Federal (PF), também investiga o caso. 

Leia também: Tragédia em Santa Catarina com cinco vítimas fatais.Três são bebês

Urgente: prefeito de São Paulo é internado em UTI após apresentar sangramento

Confira trecho da nota do Supremo publicada em seu site: 

“Nota de esclarecimento 

O Supremo Tribunal Federal identificou um acesso fora do padrão em seu portal nesta quinta-feira (6). Para garantir a segurança das informações, o site foi retirado do ar para usuários externos e foram iniciadas análises em diversas de suas páginas. A equipe técnica trabalha para retomada gradual dos serviços a partir desta sexta (7). 

O acesso fora do padrão foi contido enquanto ainda estava em andamento e, segundo informações preliminares, somente dados públicos ou de características técnicas do ambiente foram acessados, sem comprometimento de informações sigilosas. 

Todos os sistemas que garantem a atuação jurisdicional do STF, como peticionamento eletrônico, seguiram funcionando adequadamente, sem a necessidade de desligamento. 

O caso está sob a apuração sigilosa das autoridades competentes.” 

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil.

Por Ultima Hora em 07/05/2021
Aguarde..