ASSISTA: Candidato corre e dá rolamento para fazer prova da PM, mas não adiantou a prova está anulada por fraude

Entenda as denúncias criminais que levaram à anulação da prova que selecionaria 2 mil candidatos neste concurso.

ASSISTA: Candidato corre e dá rolamento para fazer prova da PM, mas não adiantou a prova está anulada por fraude

CLICK E ASSISTA: Candidato da prova na polícia chegando atrasado dá rolamento para não perder a prova

Na sequência de inúmeras reclamações e evidências de irregularidades, o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), tomou uma decisão na quarta-feira (30) que surpreendeu candidatos em todo o estado. A prova objetiva do concurso para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) foi anulada.

Os candidatos que participaram das avaliações, realizadas em mais de 120 locais na Região Metropolitana do Rio, levantaram preocupações sobre a falta de estrutura em muitos desses locais. No entanto, o concurso permanece em andamento. Dessa forma, haverá uma nova data para essa fase da seleção.

Entenda o que levou à anulação da prova

Gabarito de prova marcado com um lápis deitado.

Imagem: Have a nice day Photo / shutterstock.com

Alguns fatores potencialmente comprometeram a integridade do concurso, que selecionaria cerca de 2 mil pessoas. Além das queixas mais comuns, como a falta de locais adequados para armazenar celulares, houve relatos mais graves. Isso porque surgiram denúncias de utilização de celulares durante o exame, candidatos chegando atrasados e a ausência de detectores de metal.

Sobre o caso, o governador afirmou em vídeo:

Infelizmente nem tudo acontece como nós queríamos. Nós não vamos ficar calados sobre todas as denúncias que chegaram a nós, que chegaram à Assembleia Legislativa, que chegaram ao Ministério Público mostrando falhas no sistema da prova, mostrando falhas, sobretudo, no processo de fiscalização.

Cláudio Castro, governador do Rio

Mais alarmante ainda, imagens e vídeos de candidatos usando seus telefones durante a prova e admitindo trapaça em grupos circularam amplamente nas redes sociais. Assim, a aplicação das provas, que aconteceu no domingo (27), gerou diversas denúncias.

Polícia Militar prende candidatos suspeitos de fraude

Enquanto a anulação das provas é um golpe significativo para os candidatos honestos, é importante destacar que a Polícia Militar tomou medidas decisivas em resposta às alegações de fraude. Como resultado, durante o exame, 20 candidatos foram detidos.

Por Ultima Hora em 07/09/2023
Aguarde..