Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A 10ª edição da Cúpula do P20 teve início hoje em Brasília, reunindo parlamentares de 60 delegações de diversos países. Este evento internacional ocorre paralelamente ao G20 e busca discutir e ratificar, por meio das representações parlamentares, as principais pautas definidas por este grupo das maiores economias globais.
O P20, com a participação das 19 maiores potências econômicas do mundo, União Europeia e União Africana, é um fórum essencial para que parlamentares dos países do G20 avancem em temas que exigem ratificação legislativa em suas respectivas nações. A importância desse debate é refletida nas pautas em discussão, que abordam questões de sustentabilidade, mudanças climáticas, participação feminina no parlamento e igualdade de gênero e racial.
"A importância de reunir parlamentares de todo o mundo reside na possibilidade de garantir que cada uma dessas nações represente, de fato, os anseios de suas populações, reforçando o papel do parlamento no processo de tomada de decisão", afirmou um dos líderes do evento.
Para amanhã, está previsto um painel focado no papel do parlamento no cenário global, reforçando a importância de uma governança colaborativa e responsável. O P20 serve como uma plataforma para que cada país, ao representar suas “aldeias” e comunidades, contribua para decisões que impactarão o futuro de todo o planeta.
Enquanto os debates do P20 acontecem em Brasília, o G20 será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 18 e 20 de novembro, reunindo líderes das maiores economias do mundo. Ambos os eventos simbolizam o empenho de governantes e parlamentares em garantir um futuro mais sustentável, inclusivo e próspero para todas as nações.
Por Jéssica Porto e Robson Talber/ Repórter Ralph Lichotti
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!