Casamentos entre pessoas do mesmo sexo batem recorde histórico

Crescimento expressivo: um marco de inclusão e diversidade no Brasil

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo batem recorde histórico

Em uma demonstração vibrante de amor e igualdade, o Brasil testemunhou um aumento sem precedentes nos casamentos entre pessoas do mesmo sexo em 2022. Com um salto de 19,8% em relação ao ano anterior, os registros em cartórios de todo o país alcançaram o número impressionante de 11 mil uniões, marcando o ápice de uma década de progresso e luta pela igualdade de direitos. Este fenômeno não apenas reflete uma mudança significativa na sociedade brasileira mas também reafirma o compromisso do país com os princípios de inclusão e diversidade.

Desde 2013, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) proibiu que cartórios recusassem a celebrar casamentos entre pessoas do mesmo sexo, o Brasil tem caminhado a passos largos em direção à igualdade. Essa decisão histórica pavimentou o caminho para que milhares de casais, até então marginalizados, pudessem celebrar seu amor e ter seus direitos reconhecidos perante a lei.

Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Rio de Janeiro, revelam não apenas um aumento no número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo mas também uma predominância de uniões entre cônjuges femininos, que representaram 60,2% do total. Este dado é um reflexo da crescente aceitação e do fortalecimento da comunidade LGBTQIA+ no Brasil, um país historicamente marcado por uma forte presença de valores conservadores.

Apesar desse avanço significativo, o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo ainda representa uma pequena fração do total de casamentos no país, apenas 1,1% dos 970 mil registros em 2022. No entanto, o aumento de 4% em relação a 2021 sinaliza uma tendência de crescimento que, esperamos, continue a se fortalecer nos próximos anos.

É importante notar que, após um período de declínio nos registros de casamento devido à pandemia de COVID-19, o Brasil está testemunhando uma recuperação nos números totais de casamentos, sinalizando um retorno à normalidade e, possivelmente, um aumento na confiança das pessoas em planejar e celebrar o amor.

Esta notícia é um marco importante na jornada do Brasil em direção a uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Ela nos lembra de que o amor não conhece fronteiras e que, juntos, podemos superar os desafios impostos pelo preconceito e pela discriminação.

#AmorSemBarreiras #IgualdadeNoAltar #RecordeDeAmor #CasamentoLGBTQIA+ #DiversidadeVence

 

Por Ultima Hora em 28/03/2024
Aguarde..