DIREITA EM POLVOROSA: Bolsonaro não consegue unificar e dezenas de nomes são lançados no Rio

Direita pode lançar mais de 10 candidatos no Rio de Janeiro na eleições de 2024

DIREITA EM POLVOROSA: Bolsonaro não consegue unificar e dezenas de nomes são lançados no Rio

Enquanto o bloco de esquerda (PT, PV, PC do B) e alguns partidos do centrão vem se pacificando e se unindo em torno da reeleição de Eduardo Paes (PSD), a direita vive uma guerra de egos e já tem mais de 10 representantes herdeiros do bolsonarismo carioca com o veto do nome de Flávio Bolsonaro e relutância de Braga Netto sobre prefeitura

“Aquele foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos; aquela foi a idade da sabedoria, foi a idade da insensatez, foi a época da crença, foi a época da descrença, foi a estação da Luz, a estação das Trevas, a primavera da esperança, o inverno do desespero; tínhamos tudo diante de nós, tínhamos nada diante de nós, íamos todos direto para o Paraíso, íamos todos direto no sentido contrário.” O trecho, faz parte, do livro “Um Conto de Duas Cidades”, retrata o período da Revolução Francesa, toda a loucura, a instabilidade que pairava naquela época, será que não está acontecendo o mesmo com a Direita do Rio de Janeiro?

O deputado Estadual Rodrigo Amorim (PTB) e o novo nome da bola e estuda um convite do União Brasil para ser representante da Direita.

O deputado Federal Otoni de Paula (MDB) intensifica também as movimentações em busca de apoios do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na disputa pela prefeitura do Rio em 2024.

Com o militarismo em baixa o nome do general da reserva Walter Braga Netto (PL), aliados de direita articulam suas candidaturas, numa corrida para chegar forte ano que vem e ao ano que vem e conseguir apoio da família Bolsonaro que se omite no processo, talvez propositalmente.

Com o possível desembarque de Rodrigo Amorim do PTB a Ex-Deputada Estadual Alana Passos ensaia ser a representante das mulheres Bolsonaristas, mas o Deputado Estadual Val Ceasa também sonha com a candidatura, ambos esperando a fusão do PTB com o Patriotas, que criará o “Mais Brasil” e deixará um dos dois no meio do caminho.

No PL outro que abre margem é o Senador Carlos Portinho, com a declaração da desistência na disputa do senador Flávio Bolsonaro, se qualificou na ala dos mais coerentes e técnicos como representante da família na disputa, mas o nome do Deputado Federal mais votado na capital, General Pazuello também é cotato pelo clã Bolsonaro e aclamado por militantes mais radicais e a ala militar dos bolsonaristas.

General Pazuello tem se juntado com o presidente estadual da sigla, Deputado Federal Altineu Côrtes, promovemos reuniões com prefeitos e vereadores, mas o Secretário-geral no estado, Bruno Bonetti afirma que o PL avalia na capital nomes da sigla e de outros partidos por meio de pesquisas. Mas há uma recomendação nacional: todos os candidatos do PL terão de ser bolsonaristas. Caso contrário, não terão legenda nem apoio.

Já uma ala bolsonarista trabalha para alavancar o nome do Deputado Estadual Alan Lopes (PL) que ‘estás costeando o alambrado’ e se coloca à disposição do Partido Liberal ao lado do General Braga Neto.

A definição de um candidato do PL no Rio tem esbarrado na eleição de 2026. O partido almeja eleger, no mínimo, 20 das 54 cadeiras do Senado que aguardarão em disputa. 

Com avanço de Lula, PL vem perdendo força no Estado e UNIÃO BRASIL CRESCE

Nome da direita bolsonarista na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Amorim é cortejado pela União Brasil para disputar a prefeitura carioca. Com um pé fora do PTB, o deputado diz que tem sido procurado por mais de um partido.

— Do total de votos que tive, metade foi na capital. Fui procurado por partidos como o Podemos, e as conversas com o União Brasil avançam — afirma Amorim, um dos principais aliados do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, que se despediu do PL para acertar a filiação ao União, sigla que irá presidir no estado.

— Nossa proposta no estado é caminhar com o PL, e isso inclui a capital. Defendo que o candidato no Rio seja o de maior viabilidade, e Rodrigo Amorim desponta na corrida. Vamos tentar filiá-lo ao União Brasil— afirma, Bacellar, prevenindo a polarização: — O Rio tem se mostrado um estado conservador, e a capital também. A tendência é repetirmos a polarização de 2022.

Mas vale lembrar que o possível sucessor de Claudio Castro o Vice-Governador Thiago Pampolha, também é opção da forte legenda que ainda tem nomes fortes no Rio, como os da famílias Brazão, Cunha e Garotinho, que tem nomes potentes que não podem ser substimados.

Outros rachas e partidos de centro direita no Rio (PP, Podemos, Republicanos, Novo, PMN e PMB)

No segundo maior colégio eleitoral do país, o estado do Rio de Janeiro tem mais de um terço desses eleitores na capital fluminense, que tem quase 5 milhões de votantes. O apoio do Governador conta muito e apesar dele ter apoiado Bolsonaro nas eleições e ser de direita “pró-forma”, a expectativa fica por conta do racha da base eleitoral de Bolsonaro e do Governador Cláudio Castro que aponta seu apoio para o Dr. Luizinho (PP) atual Secretário de Saúde, sinalizando assim que possivelmente pode futuramente deixar o PL.

Nessa indecisão o PMN se anima e estuda uma Pré-candidatura de outro querido pelo governador o Deputado Estadual Fred Pacheco e Pastor Everaldo ensaia lançar candidatura no Podemos incorporado pelo PSC, que tem o Ex-Deputado Estadual bolsonaristas Alexandre Freitas, e o PMB tem a eterna candidata Suêd Haidar.

Sem poder esquecer do Republicanos que também apoiou Bolsonaro nas últimas eleições e a centro direita, que além do sempre candidato ex-prefeito e Deputado Marcelo Crivella, aponta novas lideranças como o Deputado Federal Luis Carlos Gomes que vem se destacando em Brasília.

Já a candidatura de direita alternativa é a do Novo com o Vereador Pedro Duarte, jovem e promissor seu site é um dos melhores para se pesquisar contratos e arrecadação do município.

PERFIL DOS PRÉ CANDIDATOS

(PTB)

- Deputado Estadual Rodrigo Amorim

 

É advogado e foi o Deputado estadual mais votado do Rio de Janeiro em 2018, e é réu pelo crime de violência política de gênero , famoso por quebrar uma placa com o nome de Marielle Franco.

Nas eleições de 2016 foi candidato a vice-prefeito do Rio de Janeiro junto a Flávio Bolsonaro, foi Secretário Municipal Adjunto de Governo e, posteriormente, Secretário Municipal Adjunto de Planejamento do Município de Mesquita, e Secretário Municipal de Cidadania e Direitos Humanos de Nilópolis, onde ajudou a criar o Procon Municipal. Foi fundador do Instituto Cão Guia Brasil.

Entre as importantes iniciativas do deputado Rodrigo Amorim, aprovou Lei que visa reaproveitar armas de guerra que foram recuperadas pela polícia do Rio de Janeiro e a lei que os estabelecimentos são obrigados a fornecer cardápios físicos impressos, visando facilitar a escolha dos pratos pelos clientes, especialmente aqueles que enfrentavam dificuldades com a visualização por meio de telas de dispositivos eletrônicos.

(PTB) 

- Ex-Deputada Estadual Alana Passos @alanapassosrj 

 

Alana foi a única representante mulher do PSL na Alerj, e continuou na legenda mesmo após o rompimento de Bolsonaro com o partido.

Bolsonarista ferrenha, Alana comparte com o presidente Jair Bolsonaro a origem militar.

Sargento do Exército Brasileiro há mais de uma década, deixou a farda e entrou na vida política fluminense angariando 106.253 votos – foi a mulher mais votada e a terceira entre todos os candidatos.

(PL)

- Deputado Estadual Alan Lopes @alanlopesrio

 

 

Alan Lopes é empresário da indústria têxtil, fundador do Instituto Intelectos e presidente da Comissão de Educação da Alerj.

Sua vida pública teve início em 2012, foi o fundador do movimento "Direita Inteligente", que tinha como objetivo principal a conscientização política da população e fornecer as ferramentas necessárias para enfrentar a guerra cultural.

Alan Lopes obteve a confiança de 42.720 eleitores em todo o estado do Rio de Janeiro, sendo eleito Deputado Estadual.

(PL)

- Deputado Federal General Pazuello @generalpazuello.oficial

 

Eduardo Pazuello foi general de divisão do Exército Brasileiro. Atualmente é deputado federal mais votado pelo estado do Rio de Janeiro.

Foi ministro da Saúde do Brasil durante a pandemia de COVID-19 no país, entre 2020 e 2021

Em 1 de junho de 2021, foi designado por Bolsonaro como secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos.

(PL)

- Senador Portinho @carlosportinho 

 

 

Foi atleta do Flamengo. Advogado iniciou a carreira na advocacia no escritório TozziniFreire Advogados. Se especializou em direito esportivo, tributário e público e deu aulas em faculdades particulares. especializado em direito desportivo, foi vice-presidente jurídico do Flamengo em 2002[5] e atuou na defesa de outros clubes como Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Atlético-MG e São Paulo

No setor público, exerceu o cargo de secretário municipal de Habitação durante a gestão de Eduardo Paes na prefeitura do Rio de Janeiro, e secretário estadual de Meio Ambiente na gestão de Luiz Fernando Pezão (MDB) e subsecretário municipal de Habitação da gestão Marcelo Crivella (Republicanos).

Carlos Portinho em Novembro de 2020 toma posse como Senador, se tornando líder do governo Bolsonaro.

(Podemos)

- Ex-Deputado Estadual Alexandre Freitas @alefreitasdep

 

 

É um advogado, filiado ao Podemos, foi deputado estadual do Rio de Janeiro.

Freitas denunciou ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, junto com o também Deputado Federal Paulo Ganime, a suspeita de superfaturamento na compra de respiradores pelo governo do então governador Wilson Witzel. Tais suspeitas levaram à prisão do ex-subsecretário de Saúde do RJ, Gabriel Neves.

Desta forma foi coautor do pedido de impeachement do governador, Wilson Witzel, ocupando assento na Comissão Especial de Impeachment

(PMN)

- Deputado Estadual Fred Pacheco @fredpachecorj 

 

Fred Pacheco, é bacharel em direito e pós-graduado em administração de empresas. Músico e compositor cristão, vocalista da Banda Dom, foi eleito deputado estadual pelo Partido de Mobilização Nacional (PMN).

O parlamentar é irmão do ex-deputado Márcio Pacheco, hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Na Alerj, pretende atua áreas de educação, cultura, saúde, pela defesa dos direitos das crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e pela elaboração de políticas públicas para pessoas com dependência química.

(PP)

- Deputado Federal Dr. Luizinho @doutorluizinho 

 

 

O deputado Luiz Antônio Teixeira Jr,. mais conhecido como Dr Luizinho, é médico ortopedista com MBA executivo em saúde pela Coppead e pós-graduação em medicina do Esporte e do Exercício, atualmente é Secretário de Saúde do Estado.

Antes de entrar para a política, foi secretário municipal de saúde de Nova Iguaçu (2013-2015), sua cidade natal, e secretário de Estado de Saúde do Rio (2016-2018). Em Nova Iguaçu, mesmo com poucos recursos, conseguiu inaugurar mais de 20 clínicas da Família, reformar o Hospital da Posse e reabrir a maternidade Mariana Bulhões, reduzindo a zero a mortalidade infantil.

Em 2018, concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo e obteve 103 mil votos, um dos mais votados da sua coligação. Em março de 2021, Dr. Luizinho foi eleito presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, se reelegendo Deputado em 2022 pelo PP.

No Rio, preside o Diretório Estadual do Partido Progressista.  Apaixonado por samba e futebol, pela Beija Flor e pelo Flamengo.

(Republicanos)

- Deputado Federal Marcelo Crivella @mcrivella

 

 

 

É engenheiro, escritor religioso, filiado ao Republicanos. Foi senador (2003 a 2017), ministro da Pesca e Aquicultura (2012 a 2014) e prefeito do Rio de Janeiro (2017 a 2020).

Trabalhou como taxista para custear os estudos universitários, e foi professor universitário em Barra do Piraí. Por conta do seu ministério religioso, tornou-se cantor e compositor, tendo 14 discos lançados, que já venderam mais de 5 milhões de cópias. Trabalhou por dez anos como missionário em países da África. É bispo, atualmente licenciado, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), denominação neopentecostal fundada por seu tio, Edir Macedo.

Foi eleito senador pela primeira vez 2002, com cerca 3,2 milhões de votos. Em 2010, tornou-se o primeiro senador reeleito no estado do Rio de Janeiro em 24 anos. Exerceu seu mandato até sua posse como prefeito da capital fluminense, cargo para o qual foi eleito no segundo turno da eleição municipal de 2016, em disputa com Marcelo Freixo (PSOL). Eleito deputado federal em 2022.

(Republicanos)

- Deputado Federal Luis Carlos Gomes @luiscarlosgomesrj 

 

 

Luis Carlos Gomes é formado em Gestão Pública, além de ser radialista profissional, locutor e apresentador. Esteve à frente de trabalhos sociais em alguns estados do país e liderou campanhas de ajuda humanitária.

Em julho de 2019, assumiu a presidência do Republicanos no estado do Rio de Janeiro. Pela legenda, em fevereiro de 2023, Luis Carlos assumiu o mandato na Câmara dos Deputados.

(NOVO)

- Vereador Pedro Duarte @pedroduarterio

 

 

Graduado em Direito na PUC-Rio, foi presidente do Diretório Central de Estudantes, onde se destacou na vida política e social. Cursou a pós-graduação de gestão pública do Insper, em São Paulo.

Eleito com mais de 10 mil votos vereador da cidade do Rio de Janeiro pelo Novo, preside a comissão de C&T e é vice-presidente da Comissão do Plano Diretor.

Possui um Site onde expõe todos os gastos do governo de forma detalhada.

(PMB)

- Presidente do PMB Nacional Suêd Haidar @Suêd Haidar 

 

 

Suêd Haidar, mulher, negra, que desde muito cedo fez parte de movimentos sociais, inicialmente lutando por melhores condições de vida para região onde nasceu, e que mais tarde passa a se envolver nas causas da mulher e do país.

É fundadora da Creche Santa Clara, em Costa Barros e Presidente do Partido da Mulher Brasileira. Em 2018, concorreu a deputada federal e não foi eleita.

(MDB)

- Deputado Federal Otoni de Paula @otonideputadofederal 

 

 

Otoni de Paula, é pastor evangélico, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Foi vereador da cidade do Rio de Janeiro, e em 2018, foi eleito deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro com 120 498 votos e reeleito em 2022.

É filho do funcionário público e Deputado Estadual Otoni de Paula Pai e sobrinho da dupla de cantores evangélicos Otoniel & Oziel, mortos em um acidente automobilístico em 1976. Seu pai, pastor e cantor evangélico, e seu tio, Ozeias de Paula, também cantor evangélico.

Em 2021, o deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) juntamente com o cantor Sérgio Reis, foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tendo como objetivo apurar o eventual cometimento do crime de incitar a população, por meio das redes sociais, contra os membros dos Poderes.

O gabinete do político, em Brasília, foi alvo dos agentes, criando uma polêmica e quebrando o paradigma da inviolabilidade da Câmara de Deputados. Suas redes Sociais também foram bloqueadas gerando outros paradigmas perigosos e inéditos desde a redemocratização do país, criando mais duas polêmicas de violação aos princípios constitucionais da Imunidade parlamentar e da liberdade de expressão e da imprensa.

(União Brasil)

- Vice-Governador Thiago Pampolha @thiagopampolha.ri   

 

 

Um dos mais jovens deputados já eleitos para Alerj em 2010, quando tinha 23 anos, encerrou seu terceiro mandato em 2022, seguido para compor o governo do Rio como vice governador de Claudio Castro.

Foi secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, seu primeiro cargo de primeiro escalão da administração pública, sucedendo

No início da gestão de Claudio Castro, pela necessidade de apaziguar a bancada governista, Pampolha foi nomeado secretário de Meio Ambiente cargo que ocupa até hoje.

O então deputado presidia a Comissão de Meio Ambiente da Alerj, além de também já ter presidido a de Defesa dos Animais. Na secretaria, Pampolha participou do projeto de construção de um Bioparque no Sistema Lagunar da Barra.

(Patriotas) 

- Deputado Estadual Val Ceasa @val.ceasa

 

 

Aos 18 anos de idade veio ao Rio de Janeiro tentar a sorte, em um negócio familiar no CEASA/RJ. Aos poucos, foi tornando-se um especialista no cultivo e comercialização de frutas. Em seguida, realizou a aquisição de sua primeira fazenda, para o plantio de mamão e manga. Com muita humildade e trabalho, tornou-se um dos mais importantes produtores e revendedores de mamão do Estado do Rio de Janeiro.

A partir de 1997, começou a sua vida social, ajudando diversas famílias na região de Colégio, Acari e Irajá voluntariamente. Sua fama foi crescendo, sendo então apelidado de "Amigo do Povo". Em 2014, foi eleito deputado estadual (PDT). Obteve 13.604 votos. Sua votação foi de destaque, pela grande quantidade de votos, mesmo não tendo sido eleito. Em 2016, agora como candidato a vereador, foi eleito com 15.388 votos.

Em outubro de 2018, Val disputou novamente a candidatura de deputado estadual e foi eleito com 25.259 votos e reeleito em 2022.

Obs. As informações desta matéria podem sofrer mudanças e serão, constantemente atualizadas, e o sigilo das fontes são assegurados por Lei, caso queira opinar, sugerir nomes e modificações, e incluir candidatos, entre em contato pelo email: ralphlichotti@hotmail.com ou Whatzap 21-97289-4224. Você acrescentaria alguém a esta LISTA?

Fotos e Fontes: Redes Sociais

https://www.ultimahoraonline.com.br/admin/editor/ckeditor/uploads/images/03c2420bbc0d045de3d323a8824becae.jpgPor Ralph Lichotti - Advogado e Jornalista, Foi Sócio Diretor do Jornal O Fluminense e acionista majoritário do Tribuna da Imprensa, Secretário Geral da Associação Nacional, Internacional de Imprensa - ANI, Ex-Presidente da Comissão de Sindicância e Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa - ABI - MTb 31.335/RJ https://www.ralphlichotti.com.br/

Leia ainda: 

PRÉVIAS ELEIÇÕES 2024: Veja quem poderão ser os candidatos a Prefeito na sua cidade

Veja quem podem ser os pré-candidatos a prefeito de Cabo Frio de 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Duque de Caxias em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de São Fidélis em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Cardoso Moreira em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Quissamã em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Carapebus em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Macaé em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Italva em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Campos dos Goytacazes em 2024

Da Editoria Última Hora Online / Agência Brasil / ASCOM / Imagem: Redes Sociais

Notícias exclusivas e ilimitadas

O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!

Entre para os nossos grupos de WhatsApp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR), nossas Redes Sociais FacebookInstagram Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.

Por Ultima Hora em 29/07/2023
Aguarde..