Diversas enquetes mostram Zito disparado na preferência para 2024 em Duque de Caxias

Diversas enquetes mostram Zito disparado na preferência para 2024 em Duque de Caxias

Duque de Caxias é uma cidade com mais de 810 mil moradores e tivemos acesso a várias enquetes de opinião estimuladas e expontâneas de vários institutos diferentes, que mostram que se as eleições fosse hoje o pré-candidato Zito venceria o 1º turno das eleições no 2º maior colégio eleitoral do Estado do Rio de Janeiro e 17º maior colégio eleitoral do país.

O segundo lugar, que iria para o 2º turno, estão todos pré-candidatos na margem de erro.

Segundo especialista, isso ainda não preocupa muito o governo e outros candidatos, pois em todas as eleições isso acontece, Zito sai sempre na frente e vai se desidratando por falta de dinheiro e apoio durante a campanha.

Ocorre, porém, que a maioria dos nomes colocados como pré-candidatos seguem o ex-presidente Bolsonaro, sendo Zito e Samuel Maia os únicos que apoiaram diretamente o Presidente Lula e desta vez tem muitos candidatos estão saindo da base de Washington Reis, grande líder que unificava o grupo em torno de sua candidatura e não pode ser mais candidato e nem laçar os irmãos Deputados e está ainda buscando alguma alternativa para tentar unificar novamente sua base.

Pois vários desses candidatos estão saindo da Câmara de Vereadores e tem ou tinham espaço e até secretárias no governo da família Reis, mas unidade de outrora, parece que não vai se firmar desta vez, pelo menos no primeiro turno.

E diferente das últimas eleições o ex-prefeito Zito vem participando de reuniões com dirigentes partidários, grupos políticos importantes na cidade, como o do ex-deputado André Lazaroni e esteve em reunião com a Presidente do PT Gleisi Hoffmann e Deputado Federal Lindbergh Farias (Pré-candidato a Prefeito em Nova Iguaçu), e o apoio que faltou político e financeiro, que outrora faltou, pode dessa vez chegar se o palanque de Lula for armado para Zito.

Ainda é cedo para qualquer certeza, mas os números mostram uma tendência, vários pré-candidatos de peso estão se apresentando, e muita agua ainda vai rolar debaixo da ponte até as convenções partidárias e as eleições em outubro de 2024, em uma eleição despolarizada, com pelo menos 10 pré-candidatos fortes e experientes tudo pode acontecer. 

Veja o perfil dos eventuais pré-candidatos a prefeito de Duque de Caxias em 2024.

Veja os eventuais candidatos a prefeito de Duque de Caxias em 2024, 3º maior colégio eleitoral do Estado do Rio de Janeiro e 17º maior colégio eleitoral do país.

- Arthur Monteiro (Podemos) @arthurmonteiro.oficial

- Áureo Ribeiro (Solidariedade) @aureo.ribeiro

- Celso da Alba (MDB indo para o União) @celsodoalba

- Dica (União) @dica.oficial

- João Carlos Grillo @joaocarlosgrilo

- Marcelo Dino (União) @marcelodinorj

- Marcos Tavares (PDT) @oficialmarcostavares

- Netinho Reis (MDB) @netinhoreis1

- Samuel Maia @prof.samuelmaiaoficial

- Sandro Lelis (União) @sandro.lelisoficial

- Serginho (MDB) @serginhocaxias

- Wagner Botelho @wagnerbotelhoadvogado

- Wesley Teixeira (PSOL) @wesleyteixeiras

- Zito (PSD) @zitooficial

AUREO – O político que mais condições tem para afrontar a gestão atual e vencer. Na incerteza, mas com o possível apoio do atual presidente da República, o torna ainda mais forte. Vem perdendo essa condição porque vem preferindo abrir mão de candidatura para negociar vice-prefeitura e secretarias do executivo municipal, pois não quer abandonar a liderança que tem no Solidariedade em Brasília. Essa imagem faz ele ficar mais frágil, ainda mais que a secretaria que seu grupo político faz gestão no governo municipal, na educação, que é uma das mais polêmicas. Está na atual gestão municipal, gerindo 2 secretarias há 8 anos, e fica difícil sair agora com discurso de opositor.

 

ARTHUR MONTEIRO – Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil (Licenciado) duas vezes eleito vereador em Duque de Caxias. Atualmente Deputado Estadual, eleito com quase 30 mil votos e desses quase 22 mil conquistados em Duque de Caxias, Um "Político Promissor e Independente", adquiriu o respeito da classe política estadual por seu conhecimento técnico, sendo hoje presidente da comissão de tributação e justiça na ALERJ. Aparentemente, dos que possuem mandato, a surpresa entre os pré-candidatos. Tem se mostrado um político estratégico.

 

CELSO DO ALBA – Político atuante no 2º Distrito, considerado um político leve e de fácil relacionamento, alcançou um patamar de presidente da Câmara, assumindo ser um legitimo amigo da família Reis e parceiro do governo atual, sendo considerado por muitos como fiel à família Reis. Talvez, com o abano de alguns parceiros vereadores, lançou neste ano, afrontando o grupo político dos Reis, sua pré-candidatura a prefeito, o que o fez perder prestígio e está descartado definitivamente de ser o candidato do governo. Pior, o grupo político que abanou, aparentemente o descartou, tendo agora sua pré-campanha sofrido o efeito gelatina, cuja textura começará a dissolver, em vez de solidificar. Sua aparente aproximação com o governo Estadual parece não ser forte da forma que quer apresentar, já que teria como seu opositor, o secretário estadual de transporte, quase braço direito do governador.

 

DICA – Por muitos é considerado um político firme, mas que, há décadas, ficou sem chances, quando a sua base rompeu, em especial quando Aureo, até então, um apoiador de confiança do então Deputado, preferiu voar de maneira solo. Seu último gás, de forma expressiva, foi ter ido ao segundo turno na campanha de prefeito em 2016 com 20,93% dos votos válidos, sendo apoiado pelo governo, à época, Alexandre Cardoso. É um político que, embora não tenha muita força neste momento, foi o segundo mais votado na última eleição a prefeito que houve segundo turno. Vem, sempre, ensaiando uma aproximação com o Zito mas que não tem obtido reversão em votos.

JOÃO CARLOS GRILO - Subsecretário de Transportes e Mobilidade urbana - SETRAM, Ex Secretário de Obras de Duque de Caxias e foi Subsecretário da Região Serrana em 2015.

 

MARCELO DINO – Policial de formação, Marcelo Dino viveu um momento emblemático quando, tendo uma base política no bairro do Pilar, onde existem diversos políticos expressivos e com mandato, ainda teve que concorrer com sua própria base, já que sua ex-esposa, após separação, resolveu concorrer. Um político isolado na cidade, mas que conseguiu uma boa votação e conseguiu se reeleger a Deputado Estadual, com bastante votos fora da cidade. Mesmo assim, é um pré-candidato que merece respeito porque na última eleição a prefeito, nas urnas, no primeiro turno, ficou em segundo lugar com 17,60% dos votos válidos; vindo a perder neste mesmo turno, já que Washington Reis sagrou-se vitorioso com 52%. Ainda surfando na onda Bolsonaro, talvez tenha sido a sua maior base de votos, o que hoje não sabemos como isso avançará.

 

MARCOS TAVARES – Recém eleito Deputado Federal, surge no cenário municipal como uma das 3 forças políticas do município. Juntamente com o Deputado Aureo, no cenário atual, parecem mais preparados para a campanha a prefeito. Conseguiu essa musculatura porque parte de uma premissa de que vários vereadores com mandato já sinalizam em seu apoio. Isso não quer dizer muito, porque analisando friamente, são candidatos medianos, cujos votos variam de 2.000 a 3.000; o que não é nada de mais. Existe a informação de que o governo federal poderá, através de uma relação do PDT, ser o candidato do governo federal. Corre contra ele, o fato de ter participado do grupo político em todo o mandato da atual gestão, ou seja, quase 8 anos, o que contaminaria sua fala, agora, contra o governo atual.

 

NETINHO REIS – Seria um candidato forte por conta de ser o candidato do Governo. Mas é um candidato sem história política, atua como empresário/sócio da família Reis. Seria uma pessoa da confiança do seu tio e Secretário Washington Reis. Seu sobrenome, paradoxalmente, ajudará e prejudicará. Por mais que reconheça o poderio político da família Reis, insistir num membro da família, poderá ser um tiro no pé do grupo Reis. O povo e a classe política já estão sinalizando o cansaço e o desgaste deste formato; principalmente, quando atualmente a cidade está sendo administrados por seu tio, indicado pelo atual secretário de Transportes Washington Reis, considerado muito bonzinho, mas que pouca experiência tem de administração pública e gestão.

 

SAMUEL MAIA – Candidato em 2016 e 2020, foi o único nas duas últimas eleições a defender o legado do governo Lula na cidade de Duque de Caxias, ex-SubSecretario de Estado no governo Benedita da Silva, Coordenador do Arquivo Nacional da Presidência da República no governo Lula, e Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, conta com a boa relação com o atual governo federal para consolidação de sua candidatura. Professor da Rede Pública, ex-Professor da FEUDUC, Samuel Maia, tem formulado projetos que venham tirar a cidade das páginas policiais, modernizando a infraestrutura e serviços.

SANDRO LELIS - Eleito vereador em 2012 em seu primeiro mandato por Duque de Caxias, lutou e trabalhou, principalmente, pelo desenvolvimento do 3º Distrito, sem desconsiderar outras regiões deste Município. Protocolou, ainda, Projetos de Lei voltados à promoção de medicina preventiva, demonstrando preocupação com a qualidade de vida dos munícipes. Reeleito em 2016 com 3.723 votos, assumiu a Presidência da Casa Legislativa, ciente do grave momento econômico vivido pelo Município, e propõe uma gestão democrática e participativa, norteada pelos princípios basilares da Administração Pública, com ênfase na garantia do bem comum e na representatividade dos interesses da sociedade duquecaxiense, Reeleito em 2020.

 

SERGINHO – Vereador mais votado na última eleição. Eleito pelo MDB, talvez tenha perdido sua independência política ao abrir mão de sua candidatura na última eleição a deputado estadual, com reais chances de vitória, para apoiar a atual gestão, Deputado Rosenverg Reis, mostrando estar alinhado com a família, o que não quer dizer que a recíproca seja verdadeira. Mas é um candidato que transita bem no 1º e 3º Distritos da nossa cidade. Faz parte do grupo político que participou de todo o mandato da atual gestão, ou seja, quase 8 anos, o que contaminaria sua fala, agora, contra o governo atual.

 

WAGNER BOTELHO – Atual presidente da OAB/DC - Ordem dos Advogados do Brasil, eleito com 60% dos advogados da cidade, professor universitário, ex-presidente da Fundec, advogado, mestre em Direito, vice-presidente da 5ªCom Tribunal de Justiça Desportiva, não tem mandato, mas vem se notabilizando como excelente gestor e líder, em especial nestes órgãos em que foi presidente. Os profissionais liberais estão sinalizando para ele como um representante voltado para a educação e esporte. Pesa, contra ele, sua vida pregressa sem mandato eletivo na política partidária; o que, contradiz, para outros, sendo justamente um ponto positivo, já que ele não teria os vícios perceptíveis pela sociedade deste mundo político.

WESLEY TEIXEIRA - Liderança da Ccoalizão Negra por Direitos e do MNU, cria da BXD, educador e evangélico. 1o Suplente de Deputado Estadual pelo PSOL no RJ.

 

ZITO – Político com história na cidade, tendo sido prefeito por 3 oportunidades, mas amarga sucessivas derrotas nas campanhas pretéritas. O desgaste de seu reinado, com desfecho negativo, talvez seja o preço a pagar. Não ter criado um político sucessor, insistindo em sua filha, prejudicou a continuidade do seu grupo político. Sua imagem, indiscutivelmente, oscila entre altos e baixos, em especial quando no seu primeiro mandato foi considerado um dos melhores da história da cidade; já, por outro lado, ficou conhecido como o rei do Lixo, pois teve problemas com a limpeza urbana e muito popular, mas tem dificuldade de articulação, o que limita, caso chegue, em vitória e num eventual segundo turno.

Leia ainda: 

PRÉVIAS 2024: Veja quem pode ser os candidatos a Prefeito na sua cidade

Veja quem podem ser os pré-candidatos a prefeito de Cabo Frio de 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Duque de Caxias em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de São Fidélis em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Cardoso Moreira em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Quissamã em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Carapebus em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Macaé em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Campos dos Goytacazes em 2024

Obs. As informações desta matéria podem sofrer mudanças e serão, constantemente atualizadas, e o sigilo das fontes são assegurados por Lei, caso queira opinar, sugerir nomes e modificações, e incluir entre em contato pelo Whatzap 21-97289-4224. Você acrescentaria alguém a esta LISTA?

Notícias exclusivas e ilimitadas

O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!

Entre para os nossos grupos de WhatsApp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR), nossas Redes Sociais FacebookInstagram Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.

Por Ultima Hora em 07/08/2023
Aguarde..