Medicamentos no Brasil ficam mais caros a partir de hoje, entenda:

Medicamentos no Brasil ficam mais caros a partir de hoje, entenda:

A partir dessa quinta-feira (1), os medicamentos no Brasil poderão ficar até 10,08% mais caros. O reajuste foi autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), e publicado no Diário Oficial da União na última quarta-feira (31). 

Três reajustes foram aprovados pelo CMED no total, 0,08%; 8,44%; e 6,79% esses valores podem variar de acordo com a competitividade do mercado. O reajuste anual de medicamentos acontece anualmente o mês de abril, no ano passado o entanto este reajuste foi cancelado em razão da pandemia da covid-19. 

Leia também: O Brasil de 300 mil mortos: como o maior país da América do Sul se tornou o epicentro de casos de covid-19 no mundo

Alerta máximo: Fiocruz aponta pior colapso hospitalar na história do Brasil

Este percentual de aumento dos medicamentos é definido por lei 10.742/2003 e calculado por meio de uma fórmula que leva em conta a variação da inflação - medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) -, ganhos de produtividade das fabricantes de medicamentos, variação dos custos dos insumos e características de mercado. 

Acontece que este aumento significativo nos medicamentos no Brasil afetará e muito uma grande parcela da população acometidos de comorbidades que já vinha gastando boa parte de seus rendimentos em remédios justo em um período conturbado como agora, com a pandemia da covid-19. 

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado.

Por Ultima Hora em 01/04/2021
Aguarde..