O perigo de se tornar comum

O perigo de se tornar comum

 Aconteceu de novo

O país ainda nem se recuperou dos recentes ataques criminosos em escolas públicas e privadas e foi surpreendido hoje, tristemente, com mais uma tragédia. Desta vez, o crime aconteceu numa pacata cidade do interior do Paraná, em Cambé, onde um criminoso invadiu a escola matou uma adolescente de 17 anos e deixou outro estudante gravemente ferido.

Que medidas?

Muito tem-se associado os recentes ataques em escolas ao ódio disseminado nas redes sociais e ao armamento fácil, patrocinado no último quatriênio. Os governos têm adotado medidas para o enfrentamento dessa violência relativamente nova no Brasil. Mas, é preciso muito mais que discursos e lamentações. As autoridades de segurança terão que encontrar uma forma efetiva de combater mais esse mal que assombra o país.

 Números

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, externou sua solidariedade à população do Paraná e colocou o ministério à disposição do governador Ratinho Júnior (PSD-PR). Aproveitou pra mostrar dados sobre as ações da coordenação-geral de Inteligência do ministério em parceria com as delegacias de crimes cibernéticos. Chama a atenção que quase 1,6 mil adolescentes foram conduzidos e quase 3 mil investigações estão em andamento.

 Preto no branco 

Líder da oposição, o senador Rogério Marinho (PL-RN) convidou dois economistas para participar do debate sobre o novo arcabouço fiscal, que acontece na manhã desta terça-feira, 20, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Marinho questiona alguns pontos do projeto de lei complementar e quer o aval de especialistas sobre o tema.

Vai ter que explicar

O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, é o primeiro convocado a depor na CPI mista dos Atos Antidemocráticos amanhã, no Senado. A ida atende ao requerimento da relatora da comissão, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que quer explicações sobre as blitz da PRF ocorridas nas rodovias federais no segundo turno da eleição presidencial, ano passado.

Pressão

Encabeçada pelo Instituto Vladimir Herzog, iniciativa de mais de 20 entidades da sociedade civil entregam, amanhã, 20, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma petição assinada por mais de 145 mil pessoas de todo o Brasil em que defendem e pressionam pela inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A Justiça Eleitoral julga, na quinta-feira, 22, uma das inúmeras ações eleitorais contra Bolsonaro.

 Consumo

A Fiat saiu na frente e é a primeira em recursos autorizados pelo governo federal dentro do Programa Carro Mais Barato: R$ 130 milhões. Em 15 dias, já foram consumidos 64% do total de créditos tributários concedidos pelo governo às montadoras que, por sua vez, repassam os descontos aos consumidores. O programa recebeu adesão de nove montadoras de carro com um total de 32 modelos.

Apoio

A direção nacional do Podemos saiu em defesa do senador Marcos do Val (ES) neste final de semana com nota manifestando amparo ao parlamentar e colocando a estrutura jurídica e técnica do partido à disposição de Do Val. O senador foi alvo de busca e apreensão na semana passada determinada pelo STF a pedido da Polícia Federal.

 Destaque

Em evidência, a cidade de Belém, no Pará, agora é oficialmente a sede da COP-30, que acontece dentro de 2 anos no Brasil. O anúncio pomposo contou com a presença ilustre do presidente Lula à capital paraense nesse final de semana, onde também foi assinada ordens de serviços de obras federais no Estado.

Por Coluna Valéria Costa em 19/06/2023
Aguarde..