Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
PETRÓPOLIS MANTÉM VOCAÇÃO TURÍSTICA E SUPERA DESAFIOS DAS ENCHENTES, AFIRMA SECRETÁRIO
Em entrevista exclusiva ao Ultima Hora o secretário de Turismo de Petrópolis, Pablo Kling, revelou como a cidade imperial tem conseguido manter sua vocação turística mesmo após os recentes episódios de chuvas intensas. Segundo o gestor, as estratégias de prevenção implementadas pela administração do prefeito Hingo Hammes foram fundamentais para evitar vítimas e minimizar os impactos no setor turístico.
"Graças à estratégia e à gestão do prefeito Hingo Hammes frente às tragédias, conseguimos que não tivéssemos nenhuma vítima nessas últimas enchentes que aconteceram recentemente. Isso mostra para o turista uma credibilidade, uma segurança na Defesa Civil, com os alertas, com os alarmes", explicou Kling, ressaltando que essa postura preventiva transmite confiança aos visitantes.
O secretário lembrou que as enchentes fazem parte da história da cidade desde sua fundação. "Essas enchentes são históricas, há relatos desde a época do nosso imperador Dom Pedro I. Com essa credibilidade, conseguimos mitigar o dano turístico que isso poderia ocasionar, como ocorreu em 2011 e 2022", comparou, destacando que em 2025, graças às medidas preventivas, os danos foram significativamente menores.
Uma das iniciativas destacadas por Kling foi a criação de um calendário anual unificado, que integra eventos de esporte, cultura, turismo e lazer. "Isso faz com que o turista possa se programar, possa planejar sua viagem", afirmou. O secretário também ressaltou a importância histórica deste ano para a cidade: "Comemoramos o bicentenário de Dom Pedro I, fundador da cidade, e costumo dizer que o primeiro secretário de turismo de Petrópolis foi Dom Pedro II, que quando viajava ao exterior já fazia um papel muito forte de promover a cidade internacionalmente."
Questionado sobre os impactos das chuvas nos pontos turísticos, Kling foi enfático ao afirmar que nenhum atrativo foi afetado. "Os pontos turísticos não foram afetados, nem os históricos, nem os de aventura, nem os de natureza, nem o turismo pedagógico. Petrópolis continua viva, continua forte e pronta para receber todos os turistas nacionais e estrangeiros", garantiu.
O secretário fez questão de destacar a diversidade de atrativos da cidade, que contempla praticamente todos os segmentos turísticos. "A gente só não tem praia, tirando isso, o que facilmente conseguimos completar com cachoeiras, trilhas, turismo ecológico, turismo de natureza, turismo rural", enumerou. Entre os pontos mais emblemáticos, citou a casa de Santos Dumont, sobre a qual compartilhou uma curiosidade: "Além do chuveiro, do relógio de pulso e do avião, ele inventou o delivery, porque na casa dele não tem cozinha. Ele morava em frente a um hotel onde costumava se hospedar e mandava vir a comida do hotel para sua casa."
Kling também ressaltou a riqueza turística dos cinco distritos de Petrópolis, que incluem Itaipava, Araras e os Caminhos do Brejal. "São mais de 100 hotéis e pousadas, mais de 300 restaurantes. A culinária é muito forte", destacou, mencionando eventos como o Festival Gastronômico e a Bauernfest, que começa em 27 de junho e vai até 13 de julho, comemorando os 180 anos da imigração alemã.
Sobre a produção local, o secretário mencionou com orgulho a tradição cervejeira da cidade: "A primeira cervejaria do Brasil. Temos uma vila cervejeira com cervejas artesanais, com lúpulo produzido na cidade", completou.
Ao finalizar a entrevista, Kling reconheceu a importância das parcerias institucionais para o desenvolvimento turístico da cidade, destacando o apoio fundamental de André Ceciliano. "Praticamente tudo que vamos fazer de promoção turística da cidade de Petrópolis, temos que agradecer ao governador Cláudio Castro, ao secretário Gustavo Tutuca e a André Ceciliano, que tem sido um grande parceiro", afirmou, destacando também o papel articulador do prefeito Hingo Hammes.
"Temos um líder como prefeito que é articulado em todas as esferas governamentais, o que facilita com que a gente tenha acesso ao Ministério do Turismo e a outros ministérios. Temos aqui o deputado Marcelo Queiroz, deputado Luizinho que tem ajudado bastante o município. Sem essa parceria, sem essa articulação do prefeito Hammes, seria realmente muito difícil recuperar a cidade diante do cenário que encontramos quando todos nós da equipe assumimos no dia primeiro de janeiro", concluiu.
Repórter Ralph Lichotti - Advogado e Jornalista, Editor do Ultima Hora Online e Jornal da República, Foi Sócio Diretor do Jornal O Fluminense e acionista majoritário do Tribuna da Imprensa, Secretário Geral da Associação Nacional, Internacional de Imprensa - ANI, Ex- Secretário Municipal de Receita de Itaperuna-RJ, Ex-Presidente da Comissão de Sindicância e Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa - ABI - MTb 31.335/RJ
Notícias exclusivas e ilimitadas
O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.
Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!
Entre para os nossos grupos de WhatsApp CLIQUE AQUI PARA ENTRAR, nossas Redes Sociais Facebook, Instagram, Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.
#Petrópolis #TurismoPetrópolis #CidadeImperial #SantosDumont #Bauernfest #TurismoRJ #GastronomiaSerrana #AndréCeciliano #PatrimônioHistórico #DomPedroII
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!