Tripulação da Shenzhou-18 completa primeira caminhada espacial

(Xinhua/Li Jie)

Tripulação da Shenzhou-18 completa primeira caminhada espacial

Via xinhua

Os tripulantes da Shenzhou-18 a bordo da estação espacial chinesa em órbita completaram sua primeira caminhada espacial às 18h58 de terça-feira (horário de Beijing), de acordo com a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, em inglês).

Ye Guangfu, Li Cong e Li Guangsu trabalharam por cerca de oito horas e meia na conclusão de várias tarefas, incluindo a instalação de dispositivos de proteção de detritos espaciais, e foram auxiliados pelo braço robótico da estação espacial e uma equipe na Terra.

A tarefa estabeleceu um novo recorde para a caminhada espacial mais longa de astronautas chineses.

Ye e Li Guangsu, os dois membros da tripulação designados para o dever de caminhada espacial, já retornaram em segurança ao módulo do laboratório Wentian.

Isso marcou a segunda atividade extraveicular (EVA) de Ye, após sua caminhada espacial inicial durante a missão Shenzhou-13, enquanto Li Guangsu embarcou em uma caminhada espacial pela primeira vez.

A missão envolverá várias outras tarefas, com a tripulação da Shenzhou-18 pronta para se envolver em uma série de programados experimentos de ciência espacial e testes técnicos, enquanto eles também realizarão atividades extraveiculares adicionais e instalarão cargas úteis fora da estação espacial, de acordo com a CMSA.

Até agora, os astronautas chineses realizaram com sucesso um total de 16 EVAs. Em 27 de setembro de 2008, o astronauta Zhai Zhigang na missão Shenzhou-7 fez história como a primeira pessoa da China a realizar uma caminhada espacial, que durou aproximadamente 19 minutos.

A tripulação da Shenzhou-15 alcançou um marco ao realizar quatro caminhadas espaciais, marcando o maior número de EVAs por uma única tripulação de astronautas chineses.

A tripulação da Shenzhou-17 completou, pela primeira vez, a manutenção em órbita de instalações extraveiculares durante sua segunda caminhada espacial, que durou aproximadamente oito horas.

(Xinhua/Li Jie)

(Xinhua/Li Jie)

(Xinhua/Li Jie)

(Xinhua/Li Jie)

(Xinhua/Li Jie)

(Xinhua/Li Jie)

(Xinhua/Li Jie)

(Xinhua/Li Jie)

(Xinhua/Li Jie)

 

Por Ultima Hora em 29/05/2024
Aguarde..