URGENTE: Prisão implode Presidente do PL e o Líder da bancada da bala, Deputado Capitão Augusto (SP) pode assumir o Partido de Bolsonaro

O Vice-presidente do PL, Capitão Augusto (PL-SP) viajou pelo Brasil para abrir diretórios municipais e negociar novas filiações ao PL

URGENTE: Prisão implode Presidente do PL e o Líder da bancada da bala, Deputado Capitão Augusto (SP) pode assumir o Partido de Bolsonaro

Valdemar Costa Neto pode deixar Presidência do PL para cuidar melhor de sua defesa e manter os Deputados no Partido.

O coordenador da chamada bancada da bala, deputado Capitão Augusto (SP), 2º Vice-presidente Nacional do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro é o nome mais forte e cotado para assumir a Presidência do PL, diante de possível afastamento de Valdemar Costa Neto da Presidência do PL para cuidar melhor de sua defesa.

Entenda quem é Valdemar Costa Neto

Foi deputado federal por São Paulo durante seis mandatos, quando renunciou após ser condenado à prisão pelo mensalão.

Ao lado do governo durante a gestão de Lula, ganhou destaque nacional em 2005, quando seu nome foi associado ao escândalo do Mensalão, um esquema de corrupção que envolvia o pagamento de propinas a parlamentares em troca de apoio político ao governo na época, pelo qual foi julgado e condenado em 2013 a sete anos e dez meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Cumpriu pena nos regimes semiaberto, aberto e domiciliar. Em decorrência de um decreto presidencial de indulto natalino, foi posto em liberdade em 2016.

Em 2016, foi alvo de uma nova fase da Operação Lava Jato, que investigava corrupção na Petrobras. Em 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou uma condenação de Costa Neto no Mensalão, argumentando que ele tinha direito a novo julgamento.

Valdemar permaneceu como presidente do PL, aproximando-se do bolsonarismo e do presidente Jair Bolsonaro, o qual abrigou durante as eleições de 2022. Com a derrota nas eleições, entrou com uma ação questionando as urnas eletrônicas, a qual depois se arrependeu.

A trajetória política de Valdemar Costa Neto é marcada por altos e baixos, com envolvimento em controvérsias e processos judiciais que afetaram sua carreira ao longo dos anos, mas agora depois da nova prisão em flagrante em 2024, após uma busca da Polícia Federal encontrar uma arma ilegal. Na ação, também foi encontrada uma pepita de ouro sem origem na residência do político.

PERMANÊNCIA INSUSTENTÁVEL 

Assim sendo, para um grupo ligado a Bolsonaro está insustentável manter a bancada de 96 Deputados Federais sobre o comando de cacique tão desgastada e deteriorada, colocando em risco principalmente a bandeira que fez nascer o Bolsonarismo, o combate a corrupção, e sua permanecia pode ser o motivo e trazer o êxodo em massa, inclusive para Partidos da base de Lula. Pois nas eleições 2024 em alguns Estados, principalmente no Nordeste, alguns deputados da sigla fizeram composição com governadores do PT e deram palanque para ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principal adversário de Bolsonaro.

O Presidente do diretório estadual do PL no Rio e Líder do Partido na Câmara, Altineu Côrtes na época para abafar o caso, afirmou “Isso está totalmente pacificado”, e concluiu. “Quem ficar incomodado deixará o PL. Não porque o PL vai expulsá-los, mas porque eles mesmos vão preferir sair.

Nos corredores do planalto já se fala que Vice-presidente Nacional do PL Capitão Augusto (PL-SP) conta com o apoio do atual Líder da Minoria na Câmara de Deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), para dar um novo rumo ao partido de Valdemar Costa Neto que está abstendo-se de manter contato com o ex-presidente e outros investigados.

BANCADA TEM NOMES FORTES

Os deputados Tiririca (SP), Helio Negão (RJ), Pr. Marco Feliciano (SP), Zé Trovão (SC), Nikolas Ferreira (MG), Carlos Jordy (RJ), Bia Kicis (DF), Pazuello (RJ) Carla Zambelli (SP), Filipe Barros (PR), Caroline de Toni (SC), Lincoln Portela (MG)
e Altineu Côrtes (RJ) são alguns nomes fortes do partido. 

O Senador Portinho, porém, afirmou que "Valdemar é e será o presidente do PL. Mesmo com as perseguições que sofre o partido e seus membros. Seremos ainda maiores!" e reportagem da CNN diz que Senador Flavio Bolsonaro também defende a permanência de Valdemar na Presidência do Partido, mesmo estando esse incomunicável por decisão judicial, com o Ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Valdemar Costa Neto, Presidente do PL, enfrenta desafios após prisão e adota nova postura

Valdemar Costa Neto, presidente do PL, enfrenta desafios após prisão e adota nova postura

Após mais de dois dias de detenção na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, expressou profundo abalo e indignação com sua prisão. O líder político, figura conhecida nos círculos partidários, foi detido em decorrência da posse de uma arma sem registro e de uma pepita de ouro, supostamente proveniente do garimpo ilegal, encontradas em sua residência durante a operação 'Tempus Veritatis'. A ação foi deflagrada por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no contexto da investigação sobre tentativa de golpe de Estado e ameaças à democracia.

Em um novo desdobramento, Valdemar Costa Neto, seguindo a orientação de sua defesa, optou por manter silêncio diante das acusações. Fontes próximas relatam que o presidente do PL pretende adotar uma postura mais cautelosa e evitar confrontos com o magistrado responsável pelo caso. Segundo informações veiculadas pelo jornal 'O Globo', Valdemar afirmou a interlocutores que está determinado a não criar problemas adicionais e que seguirá estritamente as diretrizes legais do processo em que está envolvido, inclusive abstendo-se de manter contato com o ex-presidente e outros investigados.

Nos bastidores políticos, discute-se a possibilidade de Valdemar Costa Neto solicitar ao STF a liberação dos contatos com o ex-presidente, considerando que ainda persistem dúvidas sobre a pertinência dessa restrição. No entanto, há o entendimento dentro do PL de que as críticas anteriores de Valdemar a Alexandre de Moraes podem ter influenciado as decisões do ministro em relação ao seu caso.

Recentemente, o presidente do PL defendeu publicamente o impeachment de Alexandre de Moraes e criticou o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por não confrontar o magistrado. Advogados e aliados alertaram Valdemar sobre os possíveis impactos negativos de tais declarações, destacando que manifestações desse tipo podem prejudicar ainda mais sua situação legal.

Diante dos desafios enfrentados após sua prisão, Valdemar Costa Neto parece agora empenhado em adotar uma nova postura, buscando uma estratégia mais prudente e em conformidade com as exigências legais do processo em curso e seu afastamento da Presidência do PL pode ser um ponto positivo para sua defesa.

Fotos e Fontes: Redes Sociais

https://www.ultimahoraonline.com.br/admin/editor/ckeditor/uploads/images/03c2420bbc0d045de3d323a8824becae.jpgPor Ralph Lichotti - Advogado e Jornalista, Foi Sócio Diretor do Jornal O Fluminense e acionista majoritário do Tribuna da Imprensa, Secretário Geral da Associação Nacional, Internacional de Imprensa - ANI, Ex-Presidente da Comissão de Sindicância e Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa - ABI - MTb 31.335/RJ

 

 

Da Editoria Última Hora Online 

LEIA AINDA:

ASSISTA: Presidente do PP Ciro Nogueira diz que se decidirem, a candidatura de prefeito do Rio será prioridade do PP Nacional e se Marcelo for eleito será o melhor Prefeito da história do Rio - Ultima Hora Online https://www.ultimahoraonline.com.br/noticia/assista-presidente-do-pp-ciro-nogueira-diz-que-se-decidirem-a-candidatura-de-prefeito-do-rio-sera-prioridade-do-pp-nacional-e-se-marcelo-for-eleito-sera-o-melhor-prefeito-da-historia-do-rio

Se a eleição fosse na Sapucaí, Marcio Canella ganharia de 10 a 0 de Waguinho, Assista protesto da Inocentes de Belford Roxo contra Prefeito - https://www.ultimahoraonline.com.br/noticia/se-a-eleicao-fosse-na-sapucai-marcio-canella-ganharia-de-10-a-0-de-waguinho-assista-protesto-da-inocentes-de-belford-roxo-contra-prefeito

Beija Flor adota Arthur Lira, Thiago Pampolha, Canella e Dr. Luizinho como destaques e Paes cresce o olho no PP - Online https://www.ultimahoraonline.com.br/noticia/beija-flor-adota-arthur-lira-thiago-pampolha-canella-e-dr-luizinho-como-destaques-e-paes-cresce-o-olho-no-pp

Chegada do Governador Cláudio Castro e Esposa Analine Castro no Sambódromo - https://www.ultimahoraonline.com.br/noticia/chegada-do-governador-claudio-castro-e-esposa-analine-castro-no-sambodromo

Silvio Almeida dança em carro alegórico da Vai-Vai que é criticada por retratar policiais como demônios - Ultima Hora Online https://www.ultimahoraonline.com.br/noticia/silvio-almeida-danca-em-carro-alegorico-da-vai-vai-que-e-criticada-por-retratar-policiais-como-demonios

Depois da lista com nomes de aliados espionados, candidato de Bolsonaro (PL) perde força e Marcelo Queiroz (PP) e Otoni de Paula (MDB) buscam apoio para o 2º turno com Paes

Vice-governador Thiago Pampolha é o mais astuto e se filia ao MDB dando grande passo para consolidar-se em 2026

Federação Progressistas / Republicanos / União Brasil 'está praticamente certa', diz Bruno Reis

Notícias exclusivas e ilimitadas

O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!

Entre para os nossos grupos de WhatsApp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR), nossas Redes Sociais FacebookInstagram Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.

Por Ultima Hora em 16/02/2024
Aguarde..