BC culpa emprego e maiores salários por inflação e está ‘preocupado’ com crescimento do Brasil

BC culpa emprego e maiores salários por inflação e está ‘preocupado’ com crescimento do Brasil

O tema tem sido tratado por setores progressistas como fake news e até mesmo como uma maneira que a extrema direita encontrou para deter a boa imagem que Lula tem alcançado ao colocar a Economia do Brasil de volta aos trilhos

A ata do Copom do Banco Central, divulgada na terça, culpa a geração de empregos e o aumento dos salários durante o terceiro governo do estadista Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo aumento da inflação.

A ata indica uma preocupação surreal com o crescimento econômico do país, justificando uma redução no ritmo de cortes dos juros da Selic.

O tema tem sido tratado por setores progressistas como fake news e até mesmo como uma maneira que a extrema direita encontrou para deter a boa imagem que Lula tem alcançado ao colocar a Economia do Brasil de volta aos trilhos.

Apesar da redução da taxa básica de juros, o Copom alerta que, se a incerteza prospectiva permanecer elevada, um ritmo mais lento de distensão monetária pode ser apropriado.

A incerteza mencionada refere-se ao crescimento do emprego e da renda do trabalhador, impactando a alta de preços.

A preocupação do Comitê está relacionada aos efeitos da ampliação de ganhos reais e da aceleração do crescimento observada na massa salarial sobre a dinâmica futura da inflação de serviços.

Reações

Nas redes sociais, a deputada federal pelo Paraná e Presidente Nacional do Partido dos TrabalhadoresGleisi Hoffmann, disse que “tratar aumento do emprego e da massa salarial como ameaças para a queda dos juros, como faz a ata do Copom, é um tapa na cara do país“.

O BC de Campos Neto é que é uma ameaça constante e cada vez maior ao crescimento econômico de que o Brasil tanto precisa. É só a economia dar sinais positivos, que eles reforçam a política de juros estratosféricos, entre os maiores do planeta. Essa irresponsabilidade precisa parar“, disse a parlamentar.

 

 

Por Ultima Hora em 28/03/2024
Aguarde..