Corpo de Bombeiros completa 168 anos e recebe 40 novos caminhões de combate a incêndios

Solenidade de 168 anos do Corpo de Bombeiros teve a presença da primeira-dama do Estado, Analine Castro- Foto: Marcelo Régua

Corpo de Bombeiros completa 168 anos e recebe 40 novos caminhões de combate a incêndios

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro recebeu, na manhã desta terça-feira (2/7), as primeiras viaturas de um total de 40 novos caminhões de combate a incêndio do tipo Auto Bomba Tanque (ABT), adquiridos pelo Governo do Estado. Além dos caminhões, foram entregues três plataformas mecânicas, sendo uma nova e duas recém-reformadas. A entrega das chaves das novas viaturas ocorreu durante a solenidade de comemoração dos 168 anos da corporação.

– Assumi o governo com a missão de transformar o Corpo de Bombeiros no mais moderno do país e hoje posso dizer que o objetivo está sendo cumprido. Investimos 1 bilhão de reais em tecnologia de ponta. Posso dizer que temos uma corporação no ápice tecnológico e operacional. Neste dia que representa, também, o dia do bombeiro, quero parabenizar esses heróis que trabalham para salvar – declarou o governador Cláudio Castro.

Os 40 novos veículos, importados da Espanha, contam com inovações tecnológicas únicas no país, que garantem ainda mais agilidade e segurança nas operações. A principal novidade é a presença de um canhão automático de combate a incêndio, que pode ser operado de dentro da cabine do motorista, por meio de um controle remoto, mesmo com o veículo em movimento.

Os caminhões também são dotados de câmera térmica, ventilador turbo para incêndio, motobomba portátil, entre outros 70 materiais para combate a incêndio e salvamento.

 

A primeira-dama do Estado, Analine Castro, prestigiou com a medalha Ordem do Mérito de Bombeiro personalidades militares e civis que contribuíram para a corporação. Foto: Marcelo Régua

Durante a cerimônia, a primeira-dama do Estado, Analine Castro, prestigiou com a medalha Ordem do Mérito de Bombeiro personalidades militares e civis que contribuíram para a corporação.

– Nesse dia que o Corpo de Bombeiros completa 168 anos de heroísmo e sucesso, quero parabenizar os bravos guerreiros e guerreiras que vestem essa farda, deixando suas famílias em casa para salvar vidas. Tenho orgulho de dizer que 20% da corporação é formada por mulheres, mães, chefes de família, que se dedicam diariamente à população fluminense – disse a primeira-dama do Estado, Analine Castro.

Plataformas mecânicas

Com as três plataformas mecânicas entregues hoje, o Corpo de Bombeiros conta agora com nove equipamentos. Dessas três, uma é nova e duas recém-reformadas. As duas viaturas reformadas foram revitalizadas na Finlândia, gerando economia de R$ 16 milhões aos cofres públicos do estado.

Uma delas é considerada a maior plataforma mecânica do país, atingindo até 90 metros de altura, podendo ser usada em salvamentos e combates a incêndios em edificações elevadas. A reforma completa também contemplou uma segunda viatura da corporação – uma Auto Plataforma Mecânica de 30 metros.

– A estratégia do Corpo de Bombeiros do Rio é aliar qualidade e economicidade. É utilizar de forma eficiente os recursos, garantindo a excelência do atendimento prestado. Os veículos revitalizados voltam à condição de novos, com toda a segurança, garantia e as certificações necessárias para o serviço desempenhado. A um custo 75% menor – explicou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

A restauração inclui o sistema de sensores, de comunicação e os computadores dos dois veículos de socorro.

 

 

Por Ultima Hora em 08/07/2024
Aguarde..