Deputado Estadual Yuri Moura cobra explicações sobre números inflacionados pela PMERJ em ato bolsonarista Parlamentar questiona disparidade entre números da PM e do estudo feito pela USP e questiona metodologia

O deputado estadual Yuri Moura (PSOL) enviou um ofício ao Secretário da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro cobrando esclarecimentos sobre a publicação feita pela corporação na rede social X (antigo Twitter), onde afirmava que a manifestação promovida por Jair Bolsonaro em Copacabana, no último dia 16, reuniu mais de 400 mil pessoas.

Deputado Estadual Yuri Moura cobra explicações sobre números inflacionados pela PMERJ em ato bolsonarista Parlamentar questiona disparidade entre números da PM e do estudo feito pela USP e questiona metodologia

O número, apresentado pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), contrasta com estudos que indicam um público muito menor. O deputado quer a convocação do Secretário Estadual da Polícia Militar para esclarecimentos na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e encaminhou denúncia ao Ministério Público (MP).

No ofício, o parlamentar destaca que a Universidade de São Paulo (USP), utilizando drones e inteligência artificial, calculou em aproximadamente 18.300 o número de manifestantes. Já a estimativa do site Poder360 apontou 26 mil presentes. Ou seja, os dados científicos indicam uma quantidade de público até 22 vezes menor do que a alegada pela Polícia Militar. “É dever do poder público agir com transparência e responsabilidade, não espalhar desinformação. A instituição PMERJ precisa ser respeitada e preservada, o governador não pode utilizá-la como ferramenta política”, afirma Yuri Moura.

Outro ponto levantado no documento é o fato de a PMERJ não ter o costume de divulgar estimativas de público em eventos. Para Yuri Moura, o fato de a corporação ter escolhido essa manifestação específica para fazer a publicação levanta suspeitas sobre o caráter político da decisão. “Por que a Polícia Militar do Rio de Janeiro resolveu, logo agora, divulgar números de manifestação? Quem dentro da corporação tomou essa decisão? Quem autorizou ou ordenou? Isso precisa ser explicado”, questiona o deputado.

Yuri cobra que a PMERJ esclareça formalmente a origem dos números divulgados, a metodologia utilizada para calcular o público e quais instâncias administrativas foram consultadas antes da publicação. Além disso, pede uma justificativa para a discrepância entre os dados oficiais e os estudos independentes.

A manifestação do dia 16 foi organizada por Jair Bolsonaro para pressionar o Congresso pela anistia dos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente invadiram e depredaram a Praça dos Três Poderes, em Brasília. O evento contou com a presença de diversas figuras da extrema-direita, incluindo o governador Cláudio Castro (PL).

Até o momento, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro não se manifestou sobre os questionamentos feitos pelo deputado Yuri Moura.

Por Maicon Salles

Por Falando de Baixada Fluminense em 18/03/2025
Aguarde..