Energia Nuclear: tarifa amarela irá elevar custo da conta de luz. Alternativa seria uso de uma energia térmica para o sistema elétrico do país

Energia Nuclear: tarifa amarela irá elevar custo da conta de luz. Alternativa seria uso de uma energia térmica para o sistema elétrico do país

A previsão de chuva abaixo do esperado a partir deste mês, vai fazer com que as contas de luz tenham um acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts/hora, o que irá impactar diretamente no bolso dos consumidores. Essa cobrança adicional irá ocorrer devido ao acionamento da bandeira tarifária amarela, significando que as condições de geração de energia do país estão menos favoráveis, causando um aumento nos custos repassados.

Para o deputado Júlio Lopes (PP), presidente da Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Energia Nuclear, essa situação comprova que apesar da enorme oferta de energia renovável no Brasil, existe a necessidade de se ter uma energia térmica para garantir a segurança e o bom funcionamento do sistema elétrico; e a energia nuclear, por ser uma energia limpa e confiável, é vista como a alternativa que irá garantir uma demanda cada vez maior no mundo.

- A importância do sistema nuclear brasileiro para o contexto elétrico do país é que ele dá estabilidade à rede, já que ele tem entrada automática e conta com 85% de confiabilidade. Para se ter uma ideia, quando se estabelece uma usina eólica existe apenas 25% de aproveitamento da energia captada, pois ela depende das condições do tempo, que hora tem sol e hora não. A mesma situação ocorre com o vento que possui velocidades variadas, e a velocidade comercial que se traduz em energia é uma velocidade condicionada. Já o fator de capacidade de uma usina nuclear é de 85% do total que ela possui e que será sempre utilizado, e os 15% restantes é o tempo em que ela estará parada para manutenção ou para reparo de algum equipamento. Vale lembrar que todo o sistema elétrico mundial precisa de usinas térmicas para seu funcionamento, que podem ser a gás, a diesel ou de inúmeras naturezas; mas aquelas que hoje são consideradas de energia limpa e mais potentes, são as que utilizam a energia nuclear - explicou.

 

Por Ultima Hora em 10/07/2024
Aguarde..