Garis fazem passeata do Centro à Zona Sul por salários e benefícios melhores

Garis fazem passeata do Centro à Zona Sul por salários e benefícios melhores

Com faixas e palavras de ordem, um grupo com mais de 100 garis realizou, desde o fim da manhã desta terça-feira, uma passeata do Centro até a Zona Sul da cidade em protesto por melhores condições de salário. "Respeitem os Garis!", "Não tem arrego", eram alguns dos gritos entoados pelos profissionais da Comlurb, que buscam um acordo com a companhia e a Prefeitura do Rio por aumento de salários e benefícios.

Os garis se concentraram em frente a estação Central do Brasil, na Avenida Presidente Vargas, no Centro, e saíram juntos, usando o metrô, em direção à Zona Sul. Cerca de duzentos profissionais desembarcaram na Estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana, e seguiram para a orla. A mobilização maior ocorreu em frente ao Copacabana Pallace, na Avenida Atlântica, que teve seu fluxo parcialmente bloqueado, no sentido Ipanema. A passeata foi acompanhada de perto pela PM.

A maioria dos profissionais usava uniforme de trabalho no ato. Grupos também levavam faixas com pedidos por melhores condições de salários e por respeito aos garis. Dois manifestantes posicionados à frente do ato usavam correntes presas aos braços. O ato terminou sem incidentes.

Os profissionais da limpeza urbana estão há duas semanas paralisados. A greve só foi interrompida na última semana, devido às fortes chuvas que caíram na cidade, mas foram retomadas na madrugada desta terça-feira. Segundo os sindicatos, a situação da coleta não será estabelecida enquanto um acordo de aumento de salários não for firmado entre o sindicato da classe e a Comlurb.

 

Por Ultima Hora em 05/04/2022
Aguarde..