Horário de visitação ao Cristo Redentor é estendido até às 20h; mas objetivo é que ele receba turistas até 22h

Horário de visitação ao Cristo Redentor é estendido até às 20h; mas objetivo é que ele receba turistas até 22h

Após reuniões, encontros e ofícios encaminhados pelo deputado Júlio Lopes (PP) para a direção do InstItuto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), onde cobrava que o horário de funcionamento do Cristo Redentor fosse estendido até às 22h, o parlamentar recebeu na última sexta-feira (12/1), a  informação do órgão de que as concessionárias que prestam serviço já foram autorizadas a estenderem as visitas até às 20h, uma hora há mais do horário atual de funcionamento que é até às 19h.

Para o parlamentar, apesar da extensão do horário, ele não atende ao número de turistas nacionais e estrangeiros que procuram o monumento nessa época do ano.

- Com as férias escolares, consequentemente aumenta o número de visitantes que chegam ao Rio de Janeiro para conhecerem principalmente o mar de Copacabana e o santuário do Cristo Redentor, gerando arrecadação para os cofres públicos e novos postos de empregos. Vamos recorrer e ponderar, já que o instituto afirma que estender o horário dependeria do interesse da concessionária que atende ao órgão, e que haveria a necessidade de se firmar um termo aditivo. Mas claro que essa operação precisa ter viabilidade econômica e as concessionárias precisam estar de acordo; mas para nós, desde que pagos os 
custos extras do ICMBio, o monumento poderia permanecer aberto até às 22h - explicou.

Júlio lembra ainda que o pedido para que o horário do Cristo fosse estendido, também foi discutido com o ministro do Turismo, que segundo o parlamentar , viu com bons olhos a iniciativa.

- O Cristo Redentor é o monumento mais importante do Brasil e do Rio de Janeiro e visitado por cerca de 2 milhões de pessoas todos os anos. Porém ele encerra suas atividades às 19h,  causando enorme frustração aos turistas que visitam a cidade, pois não conseguem desfrutar de uma das mais belas imagens que é a vista do pôr do sol. Isso sem falar do anoitecer, quando todas as luzes da cidade estão acesas e o monumento alcança seu esplendor. São essas imagens que os turistas irão levar para sempre na memória - disse.

O parlamentar destaca também que o santuário fica dentro do Parque Nacional da Tijuca e é administrado pelo ICMBio. Por isso, é importante que haja compatibilidade entre as atividades religiosas e turísticas com o trabalho institucional, fortalecendo a integração entre o meio ambiente e os valores culturais, históricos e religiosos do local. Vale lembrar que o Padre Omar, reitor do santuário, e o empresário Ricardo Amaral, apoiam totalmente a iniciativa do novo horário.    

 Ciclistas também serão beneficiados 

Cresce cada vez mais o número de associações e grupos de ciclistas, principalmente de outros municípios, que se organizam para virem pedalando de suas cidades até o Cristo Redentor e que esbarram no quesito horário de funcionamento do monumento; mas com a possibilidade do horário ser estendido até às 22h, terão maior tranquilidade para ir e vir.

O cicloturismo, uma forma de turismo que reúne  pessoas em grupos ou através de associações para pedalarem grandes distâncias para visitarem pontos turísticos em vários lugares, já é uma realidade e vem aumentando cada vez mais o número de adeptos.

 - Friburgo, Teresópolis e Petrópolis estão entre os municípios que mais visitam o Cristo através desses grupos, mas esbarram no quesito horário, fazendo com que eles saiam mais cedo de suas cidades para chegarem dentro do horário determinado de visitação e desfrutarem de toda a paisagem oferecida. Com o horário estendido, eles poderão visitar o monumento com tranquilidade e preservando a integridade de todo o grupo - explicou Júlio.

Por Ultima Hora em 15/01/2024
Aguarde..