Região Metropolitana do Rio de Janeiro em espera: A ausência do Metrô e a necessidade urgente da Linha 3

Região Metropolitana do Rio de Janeiro em espera: A ausência do Metrô e a necessidade urgente da Linha 3

A ausência de um transporte de qualidade na região metropolitana do Rio de Janeiro é um problema enfrentado pela população. Além disso, o projeto para a construção do metrô de Nova Iguaçu ao Rio de Janeiro não saiu do papel e parece estar restrito apenas aos palanques eleitoreiros. É notável a discrepância entre as propostas e as ações efetivas.

Recentemente, inspirou informações de que o Governo do Estado do Rio de Janeiro está considerando lançar um chamamento público para a realização de estudos da Linha 3 do Metrô Rio. Essa linha teria um trajeto que iria da Praça XV, na Zona Portuária do Rio, até Itaboraí, na Região Metropolitana, passando por Niterói e São Gonçalo. A notícia foi divulgada pela Band News.

O projeto da Linha 3 foi concebido em 1968, com a expectativa de que estaria concluído até 1990. No entanto, ao longo dos anos, as promessas de sua construção foram constantemente adiadas. Em 2011, o Governo Federal chegou a anunciar que as obras começariam naquele ano, com previsão de inauguração em 2014. total de R$ 2,57 bilhões para a construção da Linha 3.

No entanto, em 2014, o governador Pezão expressou a intenção de iniciar a construção da Linha 3 antes do final do ano, mas o estado não dispunha dos recursos necessários para dar início às obras.

Atualmente, o sistema de metrô do Rio de Janeiro é composto pelas Linhas 1, 2 e 4, totalizando 56,5 km de extensão. Apesar disso, a ausência da Linha 3 do Metrô gera impactos na mobilidade da região metropolitana, deixando a população sem uma alternativa eficiente e de qualidade para o transporte público.Diante desse cenário, é crucial que o projeto para a Linha 3 saia do campo das promessas políticas e se torne uma realidade concreta. A população da região metropolitana do Rio de Janeiro clama por ações efetivas que tomem uma solução de transporte público de qualidade, e é fundamental que as propostas sejam acompanhadas de medidas concretas para que a infraestrutura necessária seja definitivamente implementada.

Por Coluna Arinos Monge em 12/07/2023

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