Rio Guandu deixará de receber esgoto in natura após obra concluída pela Águas do Rio

Por falta de saneamento os rios que desembocam no Reservatório do Guandu chegam pretos de esgoto. Foto: Custodio Coimbra/Agência O Globo

Rio Guandu deixará de receber esgoto in natura após obra concluída pela Águas do Rio

O Rio Guandu, onde é captada a água que abastece 80% da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, terá um tratamento melhor no esgoto jogado diretamente no rio. O manancial tem sofrido por décadas com a poluição e o descarte irregular de lixo e esgoto. A Companhia Águas do Rio promete tratar cerca de 51 milhões de litros de esgoto que deixarão de ser lançados no Guandu. A obra que deu início, ontem, terça-feira (26), terá o custo de R$ 640 milhões.
As cidades de Japeri onde o Guandu passa e Queimados terão no futuro uma água com melhor qualidade para ser tratada e distribuída para nove milhões de pessoas.

A notícia foi recebida com alegria pela família de Priscila Amorim, que ao longo de três gerações, sobreviveu da pesca e acompanhou a triste degradação do Guandu.

“O Guandu era sinônimo de vida, nossa fonte de renda. Meu avô e meu pai foram pescadores, e há 20 anos, quando me casei, meu marido também se apaixonou por essa profissão. Durante décadas, foi deste rio que tiramos o nosso sustento. Mas, com a poluição, os peixes se tornaram cada vez mais raros, inviabilizando o trabalho de dezenas de famílias. Meu marido começou a trabalhar como servente de obras, e nossa renda foi reduzida em mais de 80%. Meu sonho é ver o Guandu despoluído para que eu possa viver da pesca novamente. E não só isso, mas ver novamente a vida no meu pantanal iguaçuano”.

Via Studio B

 

Por Ultima Hora em 28/03/2024
Aguarde..