VOTO: Jovens de extrema direita, direita e centro reúnem 33% do eleitorado

VOTO: Jovens de extrema direita, direita e centro reúnem 33% do eleitorado

O mineiro Henrico Barboza, de 19 anos, vai votar pela primeira vez para presidente nas eleições de outubro deste ano. O estudante de Direito afirma já ter apoiado algumas das ideias defendidas pela campanha do ex-presidente Lula e, inclusive, concorreu e foi eleito 1° suplente de vereador pelo PT nas eleições municipais de 2020.

"Sou envolvido com a política desde os meus 13 ou 14 anos, mas sempre fui mais à esquerda, creio que por influência de professores que admirava. Mas depois da pandemia passei a pesquisar mais e comecei a apoiar o presidente", afirma João Pedro.

"Muitas pessoas diziam que Bolsonaro não olhava para os mais pobres, mas agora essas mesmas pessoas estão criticando a PEC Kamikaze", disse à BBC News Brasil sobre a medida aprovada pelo Congresso que criou o reconhecimento do estado de emergência e permitiu ao governo turbinar benefícios sociais em ano eleitoral.

Direita, esquerda ou centro é crescente entre os jovens

A pesquisa Datafolha realizada com jovens de 16 a 29 anos em 12 capitais brasileiras também questionou os entrevistados sobre sua identificação política e ideológica. Entre os entrevistados, 32% disseram se considerar de esquerda, espectro que inclui os segmentos de extrema esquerda, esquerda, ou centro-esquerda. Já o segmento de centro agrega 30% dos adolescentes e jovens, e o de direita, incluindo extrema-direita, direita e centro-direita, abrange 33%.

Em relação aos candidatos escolhidos nas eleições, a pesquisa mostrou que o ex-presidente Lula tem 78% dos votos entre adolescentes e jovens que se consideram politicamente de esquerda. Bolsonaro tem 4% das intenções de voto e Ciro, 11%. Entre os que se posicionam no centro do espectro político, o petista tem 40% das intenções de voto, e na sequência aparecem Ciro (19%) e Bolsonaro (14%).

Na parcela que se posiciona à direita no espectro político, o atual presidente tem 42%, em patamar próximo a Lula (35%), e em seguida aparece Ciro Gomes (7%). Segundo Maria do Socorro Braga, os resultados apontam para um melhor desempenho do ex-presidente não apenas entre os jovens mais progressistas, mas também entre os de centro. "A grande disputa nesta eleição vai ser pelos eleitores de centro ou que ainda estão indecisos", conclui.

Da Editoria/BBC News Brasil/Imagem: Rede Brasil atual

Por Ultima Hora em 09/08/2022
Aguarde..