Professores do estado vão receber nova parcela do abono Fundeb

Após cobrança do deputado Sergio Fernandes, secretaria de Educação sinaliza pagamento

Professores do estado vão receber nova parcela do abono Fundeb

Servidores da Educação do Estado do Rio de Janeiro e os vinculados à rede Faetec vão receber uma nova parcela da sobra de dinheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o abono Fundeb.

Após cobrança do deputado Sérgio Fernandes (PDT), a secretaria começou a emitir, nesta terça-feira (11), contracheques sinalizando o pagamento, o que deve ocorrer ainda em janeiro.

O deputado fez levantamento e identificou que, no fim de dezembro, após ter pago o abono aos professores, o estado recebeu um novo repasse de cerca de R$ 200 milhões do governo federal. Nesta segunda-feira (10), o parlamentar enviou um ofício ao secretário de Educação, Alexandre Valle, cobrando a redistribuição do valor do fundo não utilizado.

— Temos feito estudos e buscado acompanhar os pagamentos do Fundeb. Se entraram mais recursos em dezembro, após o primeiro rateio, entendemos a necessidade de um novo abono, porque esse recurso é dos profissionais da Educação. Por isso, é tão importante que haja transparência na utilização desses recursos — disse o parlamentar.

Assim como o abono anterior, pago em dezembro, a expectativa é de que 63 mil profissionais da ativa sejam contemplados. Os valores variam de acordo com a carga horária dos funcionários.

Por Ultima Hora em 11/01/2022
Aguarde..