Rio 2024 dividido entre 5 candidatos de Esquerda (Defende Lula), 5 de Direita (Defende Bolsonaro) e 1 um de Centro (Defende os bichinhos)

Faltando mais de 200 dias para a eleição que vai definir o prefeito do Rio de Janeiro, muitos partidos já lançaram seus pré-candidatos para o pleito marcado para o dia 6 de outubro.

Rio 2024 dividido entre 5 candidatos de Esquerda (Defende Lula), 5 de Direita (Defende Bolsonaro) e 1 um de Centro (Defende os bichinhos)

À medida que o Rio de Janeiro se aproxima das eleições municipais de 2024, a paisagem política da cidade se enriquece com uma diversidade de pré-candidatos, cada um trazendo sua visão e propostas para o futuro da Cidade Maravilhosa.

Neste cenário, a escolha dos eleitores se desenha entre trajetórias políticas variadas, promessas de gestão inovadora e o desafio constante de atender às demandas de uma das mais emblemáticas metrópoles do Brasil.

Este artigo visa apresentar uma análise detalhada dos principais pré-candidatos, destacando suas propostas, experiências e os desafios que cada um enfrentará na corrida eleitoral.

RIO DE JANEIRO - CAPITAL

Segundo maior colégio eleitoral do país, o estado do Rio de Janeiro terá quase 13 milhões eleitores cadastrados para decidir o pleito em suas 92 cidades, nas quais mais de 25 mil candidatos devem concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Mais de um terço desses eleitores está na capital fluminense, que tem quase 5 milhões de votantes.

Pela Direita, além do Delegado Ramagem (PL).

A expectativa fica por conta do racha da base eleitoral do Governador Cláudio Castro e Bolsonaro (PL) que apontam seu apoio para o Delegado Ramagem (PL).

- Deputado Federal Delegado Ramagem (PL) @delegadoramagem 

Com uma carreira sólida na segurança pública, Ramagem apresenta-se como um candidato com profundo conhecimento na área de inteligência e segurança. Seu desafio será ampliar seu apelo para além dessas áreas, abordando as diversas outras necessidades da cidade.

Alexandre Ramagem Rodrigues, conhecido como Delegado Ramagem, tem uma trajetória profissional marcada por posições de destaque na segurança pública do Brasil. Antes de sua eleição como Deputado Federal pelo Rio de Janeiro em 2022, Ramagem acumulou uma vasta experiência na Polícia Federal (PF), onde ingressou como delegado em 2005. Sua carreira na PF o levou a ocupar diversos cargos importantes, incluindo a chefia da equipe de segurança durante a campanha eleitoral de Jair Bolsonaro em 2018, após o então candidato sofrer um atentado a faca.

Entre 2019 e 2022, Ramagem foi nomeado diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), um posto de grande relevância no aparato de segurança nacional, que deixou para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados. Sua gestão na Abin, contudo, não esteve isenta de controvérsias. Em janeiro do ano em que se candidatou a deputado federal, Ramagem foi alvo de uma operação da PF que investigava um esquema na Abin para monitorar, de maneira ilegal, autoridades públicas e cidadãos comuns.

Apesar das polêmicas, Ramagem conseguiu se eleger deputado federal, somando 59.170 votos. No Congresso Nacional, ele participou como integrante titular da CPI dos Atos Golpistas em 2023. Durante os trabalhos da CPI, Ramagem apresentou um relatório paralelo no qual alegava que não houve tentativa de golpe no dia 8 de janeiro, uma tese que acabou sendo rejeitada pela comissão, mas as denúcias sobre a Abim paralela ainda assombra sua vida.

A pré-candidatura de Alexandre Ramagem à Prefeitura do Rio de Janeiro pelo Partido Liberal (PL) indica sua intenção de levar sua experiência em segurança pública para a gestão da cidade. No entanto, enfrentará o desafio de convencer o eleitorado de que suas competências e visão podem se traduzir em melhorias concretas para os cariocas, em áreas que vão além da segurança, como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento social.

- Deputado Federal Otoni de Paula (MDB) @otonideputadofederal 

Com forte base no segmento evangélico, De Paula tenta se posicionar como uma escolha para todos os cidadãos do Rio, enfrentando o desafio de conciliar suas convicções religiosas com as demandas diversas de uma metrópole plural como o Rio.

Otoni de Paula, é pastor evangélico, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Foi vereador da cidade do Rio de Janeiro, e em 2018, foi eleito deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro com 120 498 votos e reeleito em 2022.

É filho do funcionário público e Deputado Estadual Otoni de Paula Pai e sobrinho da dupla de cantores evangélicos Otoniel & Oziel, mortos em um acidente automobilístico em 1976. Seu pai, pastor e cantor evangélico, e seu tio, Ozeias de Paula, também cantor evangélico.

Em 2021, o deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) juntamente com o cantor Sérgio Reis, foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tendo como objetivo apurar o eventual cometimento do crime de incitar a população, por meio das redes sociais, contra os membros dos Poderes.

O gabinete do político, em Brasília, foi alvo dos agentes, criando uma polêmica e quebrando o paradigma da inviolabilidade da Câmara de Deputados. Suas redes Sociais também foram bloqueadas gerando outros paradigmas perigosos e inéditos desde a redemocratização do país, criando mais duas polêmicas de violação aos princípios constitucionais da Imunidade parlamentar e da liberdade de expressão e da imprensa.

* MDB possui secretária no Governo Castro

- Ex-Deputada Estadual Alana Passos (PTB - Patriotas) @alanapassosrj 

Ex-Deputada Estadual Alana Passos (PTB) e o Deputado Estadual Val Ceasa (Patriotas)também sonham com a candiatatura, mas a fusão do PTB com o Patriotas, podem deixar eles no meio do caminho.

Alana foi a única representante mulher do PSL na Alerj, e continuou na legenda mesmo após o rompimento de Bolsonaro com o partido.

Bolsonarista ferrenha, Alana comparte com o presidente Jair Bolsonaro a origem militar.

Sargento do Exército Brasileiro há mais de uma década, deixou a farda e entrou na vida política fluminense angariando 106.253 votos – foi a mulher mais votada e a terceira entre todos os candidatos.

- Vereador Pedro Duarte (Novo) @pedroduarterio

Representando a nova geração política, Duarte foca em eficiência e inovação na gestão. Seu desafio é convencer os eleitores de que soluções inovadoras podem ser efetivas para os desafios complexos da cidade.

Graduado em Direito na PUC-Rio, foi presidente do Diretório Central de Estudantes, onde se destacou na vida política e social. Cursou a pós-graduação de gestão pública do Insper, em São Paulo.

Eleito com mais de 10 mil votos vereador da cidade do Rio de Janeiro pelo Novo, preside a comissão de C&T e é vice-presidente da Comissão do Plano Diretor.

Possui um Site onde expõe todos os gastos do governo de forma detalhada.

Rodrigo Amorim @rodrigopiresamorim(PTB - União) 

União Brasil insistem que o Partido lançará candidato a prefeito no Rio de Janeiro também, e todos apostam na ida de Rodrigo Amorim (PTB) e Rodrigo Bacellar (PL) para legenda que caminhará com Rodrigo Amorim para prefeitura.

Conhecido por suas posições conservadoras, Amorim busca mobilizar o eleitorado com uma plataforma de segurança e valores tradicionais. Seu desafio será ampliar sua base, atraindo eleitores que podem estar preocupados com uma agenda muito focada na segurança e valores conservadores.

* União possui secretária no Governo Castro e no Governo de Eduardo Paes

Pelo Centro e Pets

- Deputado Federal Marcelo Queiroz (PP) @marceloqueiroz11 

Dr. Luizinho (PP) Ex-Secretário de Saúde do Estado, sinaliza com Deputado Federal Marcelo Queiroz (PP) para tentar vencer as eleições 2024 no Rio.

Focado em cultura, economia e gestão eficiente, Queiroz enfrenta o desafio de se destacar em um campo eleitoral amplo, mostrando que suas propostas para a cultura e economia podem efetivamente traduzir-se em melhorias palpáveis para a vida dos cariocas.

Marcelo Queiroz é um advogado e mestre em Economia pela PUC-RJ e IBMEC-RJ, respectivamente. Nascido no Rio de Janeiro em 1984, sua vida acadêmica e profissional é marcada por liderança e engajamento social, tendo sido presidente de diversas entidades estudantis e atuado ativamente em movimentos como o “Ficha Limpa”.

Eleito vereador do Rio em 2012, destacou-se por projetos focados em educação, regulamentação urbana e defesa do contribuinte. Após enfrentar problemas de saúde que o levaram a um transplante de rim entre 2016 e 2017, fundou o Instituto G.A.T.O., voltado ao apoio ao transplante de órgãos.

Não pode se reeleger vereador devido a tratamento de sua saúde, mas em 2018 tornou-se deputado estadual, propondo leis para o desenvolvimento do esporte, ecoturismo e bem-estar animal. Como secretário municipal e estadual, realizou importantes contribuições para o meio ambiente, agricultura e bem-estar animal, incluindo a criação da RJPET e políticas de castração.

Em 2022, foi eleito deputado federal, assumindo posições de destaque em comissões relacionadas à cultura, meio ambiente e doação de órgãos.

* PP possui secretária no Governo Castro

Pela Esquerda, além do Paes (PSD).

A expectativa fica por conta do racha da base eleitoral de Lula e Paes (PSD) com lançamentos de candidatos de Esquerda

- Prefeito Eduardo Paes (PSD) @eduardopaes 

É o atual prefeito do Rio de Janeiro, cargo que ocupou anteriormente de 2009 a 2017. Com um histórico de três mandatos como prefeito, Paes busca um retorno com a promessa de experiência e conhecimento da máquina pública. Seu desafio será convencer os eleitores de que ainda tem novas ideias e soluções para os problemas persistentes da cidade.

É bacharel em direito, fez figuração em novelas da TV Globo. Iniciou sua carreira política no início dos anos 90 como integrante da Juventude Cesar Maia e foi nomeado subprefeito da Zona Oeste do Rio de Janeiro

Em 1996 foi eleito vereador com a maior votação para o cargo, 82.418 votos.

Em 1998, elege-se deputado federal com 117.164 votos. Em 2001, foi nomeado Secretário do Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro. Foi reeleito deputado federal em 2002 com 186.221 votos.

Concorreu ao governo do Estado em 2006, perdeu e declarou apoio a Sérgio Cabral Filho no segundo turno, acabou assumindo a Secretaria de Esportes e Turismo do novo governo fez parte da força-tarefa criada para otimizar os esforços do governo e terminar as obras do complexo do Maracanã, antes da realização dos Jogos Pan-Americanos do Rio.

Candidato a prefeito do Rio de Janeiro em 2008 em uma disputa acirrada, acaba sendo eleito no segundo turno com 50,8% dos votos válidos, derrotando Fernando Gabeira (PV). Em 2012, reelegeu-se no primeiro turno com 64% dos votos. Com a vitória de Cabral, Paes.

Nas eleições de 2018, Paes foi candidato ao governo do estado do Rio de Janeiro, mas foi derrotado por Wilson Witzel. Em 2020, Paes decide concorrer novamente para a prefeitura do Rio de Janeiro na eleição municipal e no segundo turno Paes venceu o então prefeito Marcelo Crivella com 64.07% dos votos (1.629.319 votos), conquistando assim um terceiro mandato no comando da capital fluminense.

Nas eleições de 2022, apoio Lula e ajudou a eleger uma grande bancada de Deputados em seu partido.

* Dani Balbi (PCdoB) e Marcelo Freixo (PT), fazem parte da Federação (PT, PV e PC do B), que possuem Secretárias no Governo Eduado Paes, logo só podem ser candidatos se Lula não apoiar Paes.

- Deputada Estadual Martha Rocha (PDT) @delmartharocha  

Deputada Martha Rocha (PDT) deve encabeçar outra chapa, Presidente do Diretório Estadual do PDT, foi a primeira mulher na história a chefiar a Polícia Civil do Rio de Janeiro, sua gestão ficou marcada, principalmente, pela criação da Cidade da Polícia, a retirada de circulação dos principais criminosos do estado à época, a melhoria do atendimento ao público nas delegacias, a intensificação das ações de prevenção à violência contra a mulher, a ampliação do serviço de registro de ocorrência online, além do reajuste do auxílio alimentação dos policiais civis, uma antiga reivindicação da classe.

Entrou para a Polícia Civil aos 23 anos, Sete anos depois, já graduada bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), se tornou delegada. Passou por várias unidades e participou decisivamente do projeto de criação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs). Em 1993, com apenas três anos no cargo de delegada e um ano após ter sido vice-presidente da Comissão da Segurança Pública da RIO 92, Martha atingiu o seu primeiro feito inédito, aos 33 anos, a primeira mulher a chefiar o Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE).

Em 2014, foi eleita pela primeira vez deputada estadual e, na Alerj, assumiu a presidência da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia. Em 2019, começa o seu segundo mandato na Alerj. É autora de mais 62 leis, e é reeleita em 2022 para seu 3º mandato que é voltado principalmente para a área de segurança e para defesa das mulheres. Martha Rocha, por exemplo, é autora da lei que isenta de pagamento de ICMS policiais civis e militares, bombeiros e agentes penitenciários na compra de uma arma.

* PDT possui secretária no Governo Eduardo Paes

- Deputado Federal Tarcísio Motta (Psol) @tarcisiomottapsol 

Deputado Federal Tarcísio Motta deve ser o candidato do Psol no 2º maior colégio eleitoral do Brasil.

Professor licenciado do Colégio Pedro II, trabalhou na rede estadual e municipais, e foi o vereador mais votado do Rio por dois mandatos, atuando sempre em defesa da educação e cultura.

Além disso, presidiu a CPI das Enchentes, que apontou soluções para problemas gerados pelas chuvas, garanti aluguel social para desabrigados e passe-livre universitário.

Pela CPI dos Ônibus, impediu aumentos abusivos das passagens e desvendei a caixa-preta da máfia dos transportes.

Atualmente é deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro, eleito com cerca de 160 mil votos e presidente do PSOL Carioca, diretório municipal do partido no Rio de Janeiro.

- Deputado Federal Bandeira de Mello (PSB) @eduardobandeirademello 

PSB tem um nome despontando nas pesquisas o ex Presidente do Flamengo Deputado Federal Bandeira de Mello.

Enfatizando o desenvolvimento sustentável e a justiça social, Bandeira de Mello busca se posicionar como uma alternativa equilibrada, capaz de dialogar com diferentes segmentos da sociedade. O desafio será consolidar uma base eleitoral diversificada, que veja em sua proposta uma resposta aos desafios contemporâneos do Rio.

Tijucano e flamenguista, se formou em Administração pela UFRJ. É pai de três filhos e avô.

Bandeira passou 36 anos no BNDES. Foi responsável pelo Programa de Modernização das Prefeituras, chefe do Departamento de Saneamento e do Departamento de Meio Ambiente e, nos últimos anos, trabalhou na área de infraestrutura, com projetos inovadores de logística e transportes.

Foi presidente do Clube de Regatas do Flamengo nos triênios 2013–2015 e 2016–2018, tirando a time da crise e dívidas deixada pelo ex-presidente Edmundo dos Santos que foi preso.

Atualmente Eduardo Bandeira de Mello é deputado federal pelo Rio de Janeiro.

* PSB possui secretária no Governo Eduardo Paes

- Cyro Garcia (PSTU) @cyrogarcia16 

Representando a esquerda radical, Garcia traz um discurso focado na justiça social e direitos trabalhistas. Seu maior desafio reside em conquistar o eleitorado mais amplo, muitas vezes reticente a propostas consideradas muito radicais.

Cyro Garcia é pré-candidato a prefeito da cidade do Rio de Janeiro pelo PSTU. Aposentado do Banco do Brasil, Cyro foi presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro de 1988 a 1991. Em 1993, foi deputado federal por 10 meses, como suplente de Jamil Haddad. Formado em Direito pela UFRJ e mestre e doutor em História pela UFF, Cyro também lecionou por 20 anos em faculdades particulares.

Na década de 1980, foi um dos fundadores e dirigentes do PT e da CUT. Em 1992, foi expulso do PT e fez parte da fundação do PSTU em 1994. Rompeu com a CUT em 2004, por sua política de conciliação e capitulação ao primeiro governo Lula, e foi um dos fundadores da CSP-Conlutas. Atualmente, é presidente do PSTU Rio de Janeiro.

Conclusão

Com o cenário eleitoral tomando forma, os eleitores cariocas enfrentam a importante tarefa de avaliar cada uma dessas candidaturas, ponderando suas propostas, históricos e potencial para liderar a cidade em um momento crucial de sua história. A diversidade de candidatos reflete a complexidade do Rio de Janeiro e os múltiplos caminhos que se abrem para o seu futuro. A medida que a campanha avança, espera-se um debate rico e profundo sobre o destino da cidade, com cada candidato trazendo sua visão para o Rio de Janeiro que desejam construir.

Obs. As informações desta matéria podem sofrer mudanças e serão, constantemente atualizadas, e o sigilo das fontes são assegurados por Lei, caso queira opinar, sugerir nomes e modificações, e incluir candidatos, entre em contato pelo email: ralphlichotti@hotmail.com Você acrescentaria alguém a esta LISTA?

Fotos e Fontes: Redes Sociais

https://www.ultimahoraonline.com.br/admin/editor/ckeditor/uploads/images/03c2420bbc0d045de3d323a8824becae.jpgPor Ralph Lichotti - Advogado e Jornalista, Foi Sócio Diretor do Jornal O Fluminense e acionista majoritário do Tribuna da Imprensa, Secretário Geral da Associação Nacional, Internacional de Imprensa - ANI, Ex-Presidente da Comissão de Sindicância e Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa - ABI - MTb 31.335/RJ

Notícias exclusivas e ilimitadas

O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!

Entre para os nossos grupos de WhatsApp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR), nossas Redes Sociais FacebookInstagram Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.

Leia ainda: 

ELEIÇÕES 2024: Pré-candidatos a Prefeito das cidades do Estado do Rio de Janeiro (Ordem alfabética)

PRÉVIAS ELEIÇÕES 2024: Veja quem poderão ser os candidatos a Prefeito na sua cidade

Veja quem podem ser os pré-candidatos a prefeito de Cabo Frio de 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Duque de Caxias em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de São Fidélis em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Cardoso Moreira em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Quissamã em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Carapebus em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Macaé em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Italva em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Campos dos Goytacazes em 2024

Notícias exclusivas e ilimitadas

O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!

Entre para os nossos grupos de WhatsApp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR), nossas Redes Sociais FacebookInstagram Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.

Por Ultima Hora em 04/03/2024
Aguarde..