Veja os possíveis candidatos a Prefeitos, e o provável racha na disputa entre Bolsonaro, Castro e Lula no estado

Bolsonaro e Castro devem se enfrentar nas eleições municipais e Lula corre por fora na disputa dos Municípios do 2º maior colégio eleitoral do Brasil

Veja os possíveis candidatos a Prefeitos, e o provável racha na disputa entre Bolsonaro, Castro e Lula no estado

Segundo maior colégio eleitoral do país, o estado do Rio de Janeiro terá quase 13 milhões eleitores cadastrados para decidir o pleito em suas 92 cidades, nas quais mais de 25 mil candidatos devem concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Mais de um terço desses eleitores está na capital fluminense, que tem quase 5 milhões de votantes. Ao redor da cidade do Rio de Janeiro, concentra-se outra parte expressiva do eleitorado do estado, em cidades como São Gonçalo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu, que devem ter quase 700 mil eleitores cada uma.

A expectativa fica por conta do racha da base eleitoral de Bolsonaro e do Governador Cláudio Castro e de aguardar o time que o que Castro, vai escalar para jogar no 2° tempo de seu governo sem Bolsonaro, visando as eleições municipais que já começou, depois do pré-lançamento do nome do filho do ex-presidente Flávio Bolsonaro (PL), como possível candidato a prefeito do Rio de Janeiro pelo partido do Governador, sendo que este já havia apontado um possível apoio para o Dr. Luizinho (PP) atual Secretário de Saúde, sinalizando assim que possivelmente pode futuramente deixar o PL, sendo muito querido pelo União Brasil que também procura um nome para disputa.

Rodrigo Bacellar atual Presidente da ALERJ também parece flertar com o União Brasil, inclusive indicando
Rafael Thompson seu homem de confiança para Executiva Estadual do União Brasil.

Porém dirigentes do União insistem que o Partido lançará candidato a prefeito no Rio de Janeiro também, assim como o PRB que além do sempre candidato ex-prefeito e Deputado Marcelo Crivella, aponta novas lideranças como o Deputado Federal Luis Carlos Gomes que vem se destacando em Brasília.

Já o PT que tem nomes tradicionais como Benedita da Silva e Edson Santos, se fortalece filiando outro eterno candidato o ex-deputado Marcelo Freixo, porém este informou no ato de sua filiação que o nome de Eduardo Paes (PSD) é unânime para 2024 no Rio,

Por outro lado o PMN se anima e estuda uma Pré-candidatura de outro querido pelo governador o Deputado Estadual Fred Pacheco.

MDB entra no jogo com o polêmico Deputado Federal Otoni de Paula.

A Deputada Martha Rocha (PDT) deve encabeçar outra chapa, assim como o Deputado Federal Tarcísio Motta deve ser o candidato PSOL no 2º maior colégio eleitoral do Brasil.

Até os candidatos a Vice já são cogitados, Paes pode vir a ter na Vice face a aliança atual com o Lula seu antigo vice Adilson Pires, se o PT, não sair com candidatura própria e algumas colunas têm exposto o nome de Thalita Galhardo (Ex-Subprefeita de Jacarepaguá), que dizem que sonhava ser vice de Paes, e agora após deixar o governo municipal pode mudar de lado, e segundo informações da imprensa, parece que retomou os antigos laços com a família Bolsonaro, que segundo Leo dias do portal UOL já teve até um “romance com Carlos Bolsonaro, segundo filho do ex-presidente Jair Bolsonaro" e pode ser a candidata a vice-prefeita da família.

Mas o Deputado Estadual Alan Lopes (PL) ‘estás costeando o alambrado’ e em um possível cenário de naufragar a candidatura de Flávio Bolsonaro, se coloca à disposição do Partido Liberal.

Em outras cidades importantes a disputa começa a esquentar também.

Região Leste

Niterói o ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT) se prepara para enfrentar chumbo grosso do Bolsonarista com o Deputado Federal Jordy (PL), por fora o PSOL tradicionalmente também deve lançar candidato.

Em Maricá o consagrado ex-prefeito e Deputado Federal Washington Quaquá (PT) é o candidato de Lula, mas o Bolsonarista, Marcelo Delaroli (PL) Prefeito de Itaborai, promete dar trabalho a ele com Vereador Netuno (PRB) e Filippe Poubel (PL) e até seu irmão Deputado Delaroli (PL), já foram cogitados para enfrentar Quaquá. Corre por fora prefeito, Leonardo Mota e Hélcio Angelo, ambos ainda no PSD e PP.

Por outro lado em Itaboraí a aliança do prefeito com o PT que elegeu o vice Lourival Casula na última eleição parece ter acabado e o PT lança a Deputada Estadual Rosângela Zeidan contra reeleição Marcelo Delaroli (PL).

Em São Gonçalo deve se repetir a disputa direta do PT e PL, pois após perder por menos de 4000 votos em 2018, o hoje Deputado Federal Dimas Gadelha (PT) promete com apoio de Lula, desbancar Capitão Nelson (PL) atual prefeito e candidato de Bolsonaro no 2º maior colégio eleitoral do Estado do Rio.

Baixada Fluminense

Em Belford Roxo a disputa entra o candidato apoiado por Deputado Canella (União Brasil) e o outro candidato do prefeito de Belford Roxo - Waguinho (marido da Ministra Daniela Carneiro), recém-filiado ao PRB, parece que ganhou uma trégua e com a paz, os dois podem se unir para escolher o nome.

Em Queimados o atual Prefeito Glauco Kaizer, do Solidariedade, deve enfrentar o Deputado Federal Max Lemos que lança Rogério Brandi (Ex-Secretário de Infraestrutura e obras do RJ), e Presidente do PDT Municipal.

Em Nova Iguaçu, 4º maior colégio eleitoral do Estado do Rio, surge o nome de Vereador Dudu Reina (PDT) presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, o Deputado Estadual Anderson de Moraes (PL), já o presidente Lula deve pedir voto novamente para o ex-prefeito e Deputado Federal Lindbergh Farias (PT), o Deputado Federal Juninho do Pneu pode ser o candidato do União.

Em Duque de Caxias, a família Reis (MDB) estuda lançar o presidente da câmara, mas corre por fora o Deputado Federal Aureo (Solidariedade), mas a Deputada Martha Rocha lançou na Câmara Municipal o Deputado Federal Marcos Tavares, o Deputado Estadual Marcelo Dino (União) também é promessa para a disputa de prefeito do 3º maior colégio eleitoral do Estado do Rio de Janeiro e 17º maior colégio eleitoral do país.

Em São João de Meriti teremos uma das maiores dispustas no estado, o candidato do prefeito Dr. João deve ser o Deputado Estadual Valdecy da Saúde (PSC), mas o governador avalia também a pré-candidatura do Deputado Estadual Léo Vieira (PL), enquanto os bolsonaristas defendem o nome do ex-deputado Estadual Charlles Batista, e o PT defende o nome do ex-vereador Paulinho do Sindicato.

Região dos Lagos

Cabo Frio cidade com maior colégio eleitoral da Região, esquenta os tamborins, pois o histórico Prefeito José Bonifácio (PDT) parece estar pendurando as chuteiras, face a idade, e Marquinhos Mendes pode ser o candidato do Governo e busca apoio do União Brasil e Rafael Peçanha do PT também tem grande chance de ser o candidato do governo, na disputa entra Secretário de Ciência e Tecnologia de Castro e Deputado Estadual licenciado Doutor Serginho (PL) dispara nas pesquisas locais, mas Janio e a Vice-prefeita Magdala Furtado (PL) também tem prenteções.

Em Araruama a Daniela de Lívia é a candidata do Clã Chiquinho. A oposição está dividida com 5 candidaturas: Rone Rossi (Universal), André Mônica (Ligado a Paulo Mello), Anderson Moura (Ligado a Peres e Manuela de Saquarema), Penha Bernardes (Ligada a Waguinho e Daniela) e o médico Doutor Marcelo Amaral.

Na Cidade Iguaba Grande o atual prefeito Vantuil não decidiu quem apoiar, mas um candidato apoiado por ele tem grandes chances, Margô é a candidata da oposição. 

Em São Pedro da Aldeia o prefeito Fabio do Pastel é candidato à reeleição Chumbinho quer voltar para disputar a eleição.

Já em Rio das Ostras a disputa está indefenida e o Presidente da Câmara Maurício BM (PV) deve ser o candidato a sucessão do prefeito. 

Em Saquarema o governo não definiu candidato, na oposição temos Paulo Melo e Rômulo Gomes.

Região Serrana

Em Petrópolis, cidade da Região Serrana, em que Castro lançou a pré-candidatura do secretário estadual de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal (PSD). Também estão na disputa pela vaga o secretário estadual de Governo e ex-prefeito, Bernardo Rossi (SDD), e o ex-prefeito interino e vereador Hingo Hammes (União)

Porém Flávio Bolsonaro esteve recentemente com o vereador Octavio Sampaio (União). O parlamentar tem o apoio da família para assumir a pré-candidatura a prefeito.

Castro ainda planeja a pré-candidatura na vizinha Teresópolis, o presidente da Câmara Municipal, Leonardo Vasconcellos (União) é cotado. O vereador afirma que, na cidade, não deverá haver embate com os bolsonaristas, já que o prefeito Vinicius Claussen que deve buscar reeleição é neutro.

Costa Verde

Angra dos Reis a disputa deve ter o atual vice-prefeito Dr. Christiano Alvernaz (Republicanos ) apoiado por Bolsonaro, Cláudio de Lima Sírio, conhecido como Ferreti (atual secretário de governo e candidato do prefeito), Zé Augusto (PP), Marcus Veníssius (Podemos) e como candidato o ex-prefeito e ex-ministro de Lula Luis Sérgio (PT).

Itaguaí o ex-Deputado Federal e ex-Secretário de Educação do governador Castro, Alexandre Valle (PL), vem forte, o prefeito Rubão ainda não escolheu seu candidato, Donizete e o Vereador Gil, Presidente da câmara tem pretensões.

Mendes, Jorge Henrique atual prefeito vem a reeleição (Solidariedade), provavelmente contra o Vereador Fernandinho atual Presidente da câmara (despachante), que está filiando no União Brasil.

Rio Claro o nomes cotados são: Didacio (sem partido), o Vereador Latino (UNIÃO), Dr. Daniel (MDB) segundo colocado na eleição passada e Babton (Republicanos) e atual vice-prefeito. Candidato do prefeito.

Valença tem dois nomes fortes Rômulo e Saulo irmão do consagrado Deputado Andre Correia.

Em Barra Mansa, Bruno Marini vem de oposição aos candidatos de Rodrigo Drabling Neto vem de novo em Volta Redonda.

Norte e Noroeste

Na maior cidade do interior Campos do Goytacazes a família Garotinho busca reeleição de Wladimir Garotinho (UNIÃO) contra o Deputado Federal Caio Vianna (PSD) e o Deputado Estadual Thiago Rangel (PODEMOS).

No Muinicípio de Bom Jesus de Itabapoana o atual prefeito Paulo Sergio Cyrillo (PL), pode competir com a ex-prefeita Branca Mota, Leo e Xandão.

Itaocara o ex-prefeito Manoel Faria deve ir a luta com o prefeito Geyves Maia e Dr. Fabio de Souza.

Miracema o prefeito Clovinho (Solidariedade) deve apoiar o Presidente da Câmara Fabricio Xavier, que disputara com Alessandra Freire (UNIÃO) e o ex-prefeito do município Juedyr Orsay.

Italva tem Léo Pelanca (PSC) atual prefeito, disputando possivelmente com Dra. Elizabeth e o ex-vereador Gerlindo Motoquinha.

Em Cambuci Marquinho da Padaria, atual prefeito deve buscar a reeleição disputando com Jardel Almeida do PT, Celso PM e Mazinho de São João do Paraiso.

Na cidade de São José de Ubá o atual prefeito Gean e o ex prefeito Marcionilio, devem disputar com o vice Rodrigo Carneiro (MDB) correndo por fora.

Natividade podemos ter a disputa dos ex-prefeitos Chico da Saúde, Taninho e Murilo e Eliezer do Sindicato (PT).

Finalizamos com a maior cidade do Noroeste Fluminense Itaperuna cujo o atual prefeito Alfredão (PSD) deve enfrentar Kadu (União Brasil), Dr. Bruno, Keila do Toldo (PODEMOS) e pelo PT tem o radialista Adilson Ribeiro e Nelma Lemos, o vice-prefeito Nel também se coloca a disposição.

Obs. As informações desta matéria podem sofrer mudanças e serão, constantemente atualizadas, e o sigilo das fontes são assegurados por Lei,caso queira opinar, sugerir nomes e modificações, entrar em contato por ralphlichotti@hotmail.com

Foto: Reprodução / Contribuição: Fabio Freitas, Fernando Annibolete, Silvio Helt

Por Ralph Lichotti - Advogado e Jornalista, Diretor do Tribuna da Imprensa, Secretário Geral da Associação Nacional, Internacional de Imprensa - ANI, Ex-Presidente da Comissão de Sindicância e Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa - ABI - MTb 31.335/RJ

 

Leia ainda: Entrevista com Senador Carlos Portinho - Carreira política e história de vida

Entrevista com Fábio Queiróz, Presidente da Associação de Supermercados Estado do Rio de Janeiro

Entrevista com José Bonifácio prefeito de Cabo Frio

Entrevista com George Teixeira Pinheiro, Presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB)

Entrevista com o prefeito de Campos Wladimir Garotinho

Entrevista com o Promotor JOSE MARINHO PAULO JUNIOR (Especialista em Fundações)

Entrevista exclusiva com Sérgio Duarte - Presidente da Rio Indústria

Por Ultima Hora em 15/05/2023
Aguarde..