Grupo de Engajamento da Sociedade Civil sobre Oceano – Oceans20 – inicia atividades com foco no G20

Crédito da SEAS é uma das instituições apoiadoras da organização que teve seu primeiro encontro de 2024 nesta segunda-feira (18)

 Grupo de Engajamento da Sociedade Civil sobre Oceano – Oceans20 – inicia atividades com foco no G20

Foi dada a largada para a busca de ações assertivas sobre o futuro dos oceanos no âmbito do G20. O Grupo de Engajamento da Sociedade Civil sobre Oceano – o Oceans20 (O20), que conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) - se reuniu nesta segunda-feira (18/03), na Casa G20.

O evento contou com lideranças nacionais e internacionais e buscou iniciar a construção de recomendações a serem submetidas aos chefes de estado que participarão do G20 no Rio de Janeiro. Também foi lançada a chamada para os Ocean Dialogues – atividades paralelas a serem realizadas pela sociedade civil.

Para o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, é histórico e simbólico que o Rio de Janeiro assuma esse lugar de liderança como palco das importantes decisões que afetam o futuro da humanidade e ser exemplo de estado que tem feito o dever de casa.

— A gestão do governador Cláudio Castro tem importantes ações que visam o desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro, sem perder de vista a saúde de seus ecossistemas de água doce e marinhos, como, por exemplo, o Programa de Gestão da Economia Azul do Estado do Rio de Janeiro (fomento à economia azul, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE) e o Blue Rio, primeiro hub colaborativo de inovação em economia azul da América Latina — explica Rossi.

Representando o Governo Estadual, o evento contou com participação do subsecretário de Relações Internacionais do Estado, Bruno Costa, e da subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade Ambiental da SEAS, Ana Asti.

*Sobre o Oceans20*

O Oceans20 é coordenado pela Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano da Universidade de São Paulo, em colaboração com o Fórum Econômico Mundial, o Pacto Global da ONU – Rede Brasil e Ocean Stewardship Coalition –, o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e o Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO). O Inception Meeting, como também são chamados os 
eventos de lançamento dos Grupos de Engajamento no G20, tem o apoio do Governo Estadual do Rio de Janeiro, em especial a Comissão Estadual para o G20 – Instituto Estadual do Ambiente, Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Rio 2030 – a Rede Oceano Limpo, o Projeto Ilhas do Rio e a Prefeitura 
do RJ – Comitê Rio G20.

Por Ultima Hora em 19/03/2024
Aguarde..